31 de janeiro de 2011

O HD mais robusto do mundo

Imagine um HD externo portátil tão robusto que seja capaz de resistir ao fogo, a quedas de até 6 metros de altura, submersão em água até 10 metros de profundidade por três dias, a 2,5 toneladas de peso e a muitos tiros de fuzil.

Pois esse brucutu existe. É o HD externo portátil IoSafe Rugged Portable, que pode ser visto num vídeo do jornal Financial Times (FT) e descrito em suas características no site do fabricante. Quem faz a demonstração é Jonathan Margolis, apresentador da seção How to spend it, do FT.

Veja o vídeo no endereço (http://www.howtospendit.com/#/articles/3566-technopolis-tv-iosafe-rugged-portable-drive) ou visite o site (http://iosafe.com/products-rugged-portable-overview).

30 de janeiro de 2011

Empresa vai fazer Reality Show sobre hackers

Gregory Evans, CEO da LIGATT Security International e autointitulado 'Hacker Nº1', será a estrela da série semanal

A LIGATT Security International, empresa de segurança na Internet, anunciou que fará um reality show baseado na vida dos hackers.

A estrela da série semanal será o CEO da empresa, Gregory Evans, que mostrará seu dia a dia em busca de hacks para garantir a segurança nos computadores.

"Isso não tem a ver com 15 minutos de fama, mas sim com ser capaz de construir uma marca e ser pago por isso. Nosso público será capaz de ver nossos produtos, desde a fase de desenvolvimento, até o transporte para as lojas de varejo, para satisfação dos clientes dos nossos produtos", disse Evans, em entrevista ao TGdaily.

Gregory Evans é conhecido por ser autor do livro "Como se tornar o Nº1 do mundo hacker", mas também já pensou em fazer muito além de administrar empresas e escrever livros. Evans queria fazer tal reality show, mas teve sua ideia rejeitada por vários anos.

Mesmo com essa história de reality show, a LIGATT é motivo de chacota até hoje já que, com o lançamento do livro de Evans, a fama de que o CEO e seus funcionários "exageram suas habilidades hackers" ficou solta pela Internet. O CEO também chegou a mentir, neste mesmo livro, sobre ser amigo de hackers famosos, como Kevin Mitnick, sendo desmentido pelo mesmo em anúncio à imprensa. O site da empresa também já foi hackeado, graças à revolta da "comunidade hacker", que alega que Evans teria forjado seus próprios certificados profissionais.

Ainda não se sabe o canal de TV ou o dia de estréia da série, muito menos se os próprios hackers vão gostar dessa pequena surpresa.

29 de janeiro de 2011

Neste tópico irei explicar como fazer o compartilhamento de pastas e impressora. Mas antes do compartilhamento, precisamos entender um pouco sobre os serviços que são utilizados no compartilhamento.

Serviços de Rede

Existem diversos serviços, mas o mais comum é o compartilhamento de arquivos e impressoras. Este serviço possibilita um computador utilizar a impressora e os discos de um outro computador da rede.

Existem duas formas de um serviço funcionar: o Windows tem na sua configuração de rede os serviços para compartilhar e acessar os arquivos e impressoras da rede, que podem funcionar com qualquer um desses protocolos de redes citados. O Protocolo TCP/IP tem serviços embutidos que permitem transferir arquivos (FTP, NFS), email (POP3, SMTP) e outros. Portanto, alguns serviços podem ser fornecidos pelo próprio Protocolo de Rede, outros podem necessitar de serviços mantidos pelo sistema operacional.

Temos dois tipos de redes: O Grupo de Trabalho, onde temos vários computadores e cada um deles pode ter algum serviço básico, e ao mesmo tempo é cliente do serviço dos demais computadores.
E Cliente-Servidor, onde todos os serviços são Servidos e controlados por um computador, ou grupo de computadores específicos pra esta tarefa. Nesta situação não existe comunicação entre todos os computadores, somente entre os computadores clientes e o Servidor.
Ser quisermos configurar uma rede pra que ela seja utíl, devemos implementar os serviços de rede. Nas redes mais complexas, existe uma computador que é responsável por "Servir" diversos recursos, como também controlar o acesso a esses recursos, ele é chamado de Servidor. Um Servidor costuma concentrar vários serviços; compartilhamento de impressoras e arquivos, administrações de usuários, segurança de informações, compartilhamento de Internet, banco de dados, e vários outros.

Compartilhamento de arquivos e impressoras.

Com este serviço, podemos "enxergar" uma pasta ou impressora de um outro computador da Rede. O computador da rede que desejar acessar este serviço, deve localizar o computador e acessar os arquivos que estiverem compartilhados. É claro que cada sistema tem sua forma de compartilhar os arquivos.

No caso do Windows isso é feito ativando o Compartilhamento de arquivos e impressoras, na janela de propriedades do Ambiente de Rede. Na práticam quando eu quero acessar algum recurso de outro computador, tenho que entrar no Ambiente de Rede. Nessa janela aparecem os ícones de todos os computadores da rede que possuírem algum serviço instalado. Isto não significa que em todos eles é possível acessar alguma coisa, porque isso depende da configuração de cada computador.

Mas eu posso abrir cada um deles e ver o que tem disponível. Se houver uma determinada pasta de um computador que eu acesse com frequência, existe uma forma de disponibilizar esta pasta no computador Cliente, sem a necessidade de acessar todas as vezes o Ambiente de Rede: é o Mapeamento.

Mapeamento de Recursos.

Mapeamento é uma espécie de Link, que transforma um compartilhamento em um drive virtual no computador cliente. Por exemplo, se eu quero acessar o compartilhamento "Docs" do computador "balcão 1" com mais facilidade, eu mapeio esta pasta "Docs" e ela vai se transformar em uma unidade no meu computador, como "E:".

Assim, toda vez que eu quiser acessar os arquivos desta pasta basta acessar o drive E: do meu computador. Semelhantemente, o mapeamento de impressoras, cria uma impressora cirtual que eu posso usar como se fosse uma impressora conectada ao computador.

Obs: No caso do mapeamento de impressora, os drivers de dispositivo da impressora mapeada, também precisam ser instalados no computador Cliente, para que este possa imprimir corretamente.

Fazendo o compartilhamento.

Compartilhamento é a configuração feita em uma determinada pasta, tornando-a acessível pelos outros computadores. É possível ativar o compartilhamento para uma pasta e tudo que estiver armazenado dentro dela, estará dispónível. Existem duas possibilidades de acesso para o compartilhamento: Somente Leitura e Completa.

Na primeira, o computador que acessar esse compartilhamento poderá somente ler os arquivos ou pastas. No caso compartilhamento Completo o computador pode ler ou gravar. Podemos ainda defirnir uma senha de acesso para o compartilhamento.

Uma outra forma é escolher o tipo de acesso como "Depende da senha". Desta forma existem duas senhas, uma para acesso Completo e outra para Somente leitura. Logo que é feito o compartilhamento, as pasta muda seu ícone e aparece o desenho de uma mão em baixo dele, indicando que está compartilhada.

Valeu...até a próxima.

28 de janeiro de 2011

Google planeja contratar 6000 este ano

Volume recorde é parte do processo de expansão dos negócios da companhia, disse VP de engenharia.

A Google planeja contratar mais de 6.000 funcionários este ano, como parte de seus planos de expansão para áreas como software empresarial on-line, para dispositivos móveis e em iniciativas de publicidade local.

Em um post no blog da companhia, Alan Eustace, vice-presidente sênior de engenharia e pesquisa, afirmou que o volume de contratações neste ano será um novo recorde para a empresa, superando as 6.000 contratações de 2007. Em 2010, a companhia trouxe 4.500 novos funcionários, totalizando 24.400 no final do ano.

Eustace escreveu que quase todas as áreas da empresa estão se expandindo à medida que a Google prepara o lançamento do Chrome, sistema operacional baseado na web, para laptops e outros dispositivos. A empresa também apostará no desenvolvimento de software para automóveis, além de em seu negócio central, a pesquisa.

Na semana passada, a Google comunicou estar testando um serviço que oferece promoções aos consumidores de empresas locais, como restaurantes. No ano passado, contratou centenas de representantes de vendas para incentivar pequenas empresas nos EUA a diversificarem sua publicidade.

A Google também tem investido firme para não perder seus principais executivos. Altos funcionários da empresa disseram ao Wall Street Journal que a Google está envolvida em uma "guerra por talentos" com sites como o Facebook.

Na semana passada o Google anunciou que seu co-fundador, Larry Page, assumiria para a posição de executivo-chefe, substituindo Eric Schmidt, em uma tentativa de acelerar a tomada de decisão no topo da empresa.

Fonte: Redação do IDG Now!

27 de janeiro de 2011

Ferramenta mostra se local tem mais homens ou mulheres

Usando dados do FourSquare, este site identifica por cores os locais onde tem mais homens ou mulheres naquele momento

Para quem está cansado de ir sempre nos mesmos lugares de paquera e encontrar as mesmas pessoas, este site pode ser de grande ajuda. Com ele, é possível achar novos locais para sair e ainda descobrir onde tem mais homens ou mulheres.

O RatioFinder se baseia nos dados dos check-ins feitos no FourSquare. Por meio de uma mapa, ele aponta os locais mais populares entre os homens demonstrados por bolinhas azuis, e entre as mulheres, apontados por bolinhas rosas. Ao passar o mouse em cima de um dos pontos, o internauta acha a exata localização do lugar, bem como quantos homens ou mulheres fizeram check-in naquele momento. Uma janelinha também aparece no canto da tela mostrando os dados do local como nome, categoria e endereço.

A ideia é bem bacana, mas a princípio só vale para Nova York e São Francisco nos Estados Unidos. Como o FourSquare funciona em diversos países, nada impede que o serviço passe a contabilizar os brasileiros também. Ficamos na torcida!

26 de janeiro de 2011

Anote na agenda: LinuxCon acontece em 17 e 18 de novembro!

Um dos maiores eventos de Software Livre e Open Source do mundo aporta em São Paulo no fim do ano

O LinuxCon, um dos maiores eventos de Software Livre do mundo já tem data definida aqui no Brasil: 17 e 18 de novembro. O anúncio já está no site oficial da Linux Foundation. Desenvolvedores, profissionais de TI, administradores de sistemas, estudantes, executivos e qualquer um que quiser participar do evento pode se inscrever.

O LinuxCon é uma boa oportunidade para quem quer aprender mais sobre as oportunidades do mundo do Software Livre, assim como avaliar soluções para empresas e conhecer pessoas importantes do mercado. Há também discussões sobre Android e Meego, além de abordagens como o uso de Software Livre pelo governo ou por organizações sem fins lucrativos.

Além de São Paulo, Yokohama no Japão, Vancouver no Canadá e Praga na República Tcheca vão receber o LinuxCon.

Para mais informações, acesse o site da
Linux Foundation.


Fonte: Olhar Digital

25 de janeiro de 2011

Perpectivas tecnológicas para 2011

Este será o ano em que a TV e a Internet estarão definitivamente interligadas

Uma das boas indicações do que deve marcar o ano de tecnologia chega junto com os novos modelos de processadores que normalmente são lançados a cada dois anos. Em 2011, a segunda geração da família Core vai dar o tom de boa parte de tudo que deve rolar nos meses à frente. Dá para dizer que teremos grandes mudanças nas seguintes áreas:

VELOCIDADE

Uma das principais novidades será o desempenho dos novos micros. Eles devem ser, em alguns casos, até 50% mais rápidos, quando comparados com a geração anterior.

VÍDEO NO MICRO

Outra tendência vem da área de vídeo. E essa é uma boa novidade inclusive para o bolso: os novos micros devem depender cada vez menos de placas de vídeo dedicadas. O processador sozinho vai passar a dar conta do recado.

ALUGUEL DE VÍDEOS ONLINE

Em países como os Estados Unidos, alugar filmes em alta definição pela Internet é cada vez mais comum. Agora, essa novidade tem boas chances de chegar a outros mercados, como o Brasil, graças a um novo recurso que vem embutido nos computadores turbinados pela nova família Core.

TV E INTERNET JUNTAS

Para encerrar esse apanhado das tendências tecnológicas de 2011, tem o casamento definitivo entre Internet e televisão. As chamadas Smart TVs – ou TVs inteligentes – estão chegando para ficar. O melhor é que você nem precisará trocar de aparelho para ter os novos recursos: basta comprar um set top box.

Várias dessas tendências já apareceram sob a forma de produtos durante a CES – a maior feira de tecnologia do mundo, realizada no começo de janeiro, em Las Vegas, nos Estados Unidos.

24 de janeiro de 2011

Nova York contrata especialista em novas tecnologias

A partir do uso de ferramentas como redes sociais, a Chief Digital Officer terá a missão de melhorar o atendimento à comunidade



Nova York vai ser uma das primeiras cidades do mundo a contar com uma 'Chief Digital Officer'. O prefeito anunciou a contratação de Rachel Sterne para a recém-criada posição. A especialista terá a missão de ajudar a prefeitura a utilizar novas tecnologias – como redes sociais, internet e aplicações móveis – para melhorar a comunicação e a qualidade dos serviços prestados à comunidade.

A nomeação de Rachel faz parte de um movimento do prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, para modernizar a imagem da cidade.

Professora da Columbia Business School e consultora na área de mídias digitais, Rachel fundou, em 2006, a GroundReport, uma plataforma global de notícias voltada a democratizar informações. Antes disso, foi repórter de política do Departamento de Estado no Conselho de Segurança das Nações Unidas e atuou no desenvolvimento de negócios da plataforma P2P (peer-to-peer) LimeWire. Em 2009, a executiva foi citada na lista dos empreendendores mais promissores da América pela Bloomberg.
Fonte:Olhar Digital

23 de janeiro de 2011

Está entediado? Clique e encontre conteúdos para se divertir!

Games, vídeos engraçados, brincadeiras, jogos de pintura, animações em flash e um vasto conteúdo escolhido a dedo para alegrar o dia de qualquer um!

Link da matéria:

Webmaizer

Para aqueles dias de mau humor nada melhor que ver um vídeo engraçado, ler um texto interessante ou ver alguma besteirinha na internet. E é justamente isso que o Webmaizer propõe. Ele faz uma seleção de sites que podem tirar qualquer um do tédio.

Para começar a usá-lo, basta clicar em "Start surfing" e deixar que o site procure algo pra você. Ele é quem escolhe as páginas com conteúdos divertidos pra acessar e você vai dando seu feedback nesta barrinha, clicando aqui ou aqui. Então, é só navegar na página sugerida e, caso queira trocar de site, clique em "Next", que automaticamente o Webmaizer vai procurar outros conteúdos para te divertir. Nesta barra principal você também pode compartilhar os links no Twitter ou Facebook, ou ainda voltar para alguma página anterior, clicando em "Preview".

O site tem uma infinidade de páginas para te recomendar que incluem games, vídeos engraçados, brincadeiras, jogos de pintura, animações em flash e um vasto conteúdo escolhido a dedo para alegrar o dia de qualquer um.

22 de janeiro de 2011

Site convida internauta a não fazer nada por dois minutos

Criado pelo mesmo jovem que vendeu pixels por US$ 1 para arrecadar dinheiro para a faculdade, o Do Nothing for 2 Minutes quer paz na web



O site TechCrunch achou um site perfeito para um momento de relaxamento. A página é simples e propõe ao internauta não fazer absolutamente nada por dois minutos. Ao entrar no site, automaticamente uma imagem de uma praia e o barulho do mar convidam a pessoa a ficar relaxando. Caso, ela não cumpra os dois minutos de paz, uma mensagem de "Fail" aparece na página e o cronômetro para de contar os segundos.

O criador do site, Alex Tew, disse em entrevista para o TechCrunch que a ideia surgiu depois que ele pensou que as pessoas que estão na frente do computador passam cada minuto acessando uma quantidade ilimitada de informações. “Eu também li em algum lugar que há evidências de que nossos cérebros estão sendo re-ligados pela internet, porque nós disparamos um pouco de dopamina todas as vezes que acessamos nosso email”, contou Tew.

Mas, quem é Alex Tew, esse guru da web? Este jovem é o mesmo que, em 2005, convenceu milhares de visitantes a comprar um pixel de seu site por US$ 1 e acabou arrecadando US$1.037.100,00 para ajudá-lo a pagar sua faculdade. Apesar da genialidade desta criação, seus projetos seguintes não tiveram tanto sucesso. Ele fez um sistema de loteria chamado Pixelotto, um site de humor que quer se tornar um ChatRoullette da vida, e uma página que tirava fotos dos visitantes com o objetivo de reuniar um milhão de rostos da "geração digital" para ser transformado em um livro com patrocínios. Com todas essas tentativas malucas de ganhar dinheiro, Tew já foi até chamado de “o homem mais irritante da internet” pelo jornal The Daily Telegraph.

Talvez, a criação do “Do Nothing For 2 Minutes” seja uma forma de aliviar o seu lado, introduzindo um site com uma abordagem mais zen e pacifista. Até agora, não há nenhum projeto de monetização do site e parece que o objetivo dele é realmente relaxar os internautas do mundo todo.
De qualquer forma, assim que a pessoa consegue relaxar por dois minutos na frente do computador, ela pode postar seu feito no Twitter e no Facebook, que já coleciona mais de 112 mil "likes". Tá afim de testar? Clique aqui, coloque seu fone de ouvido e curta seus minutos de tranquilidade.

21 de janeiro de 2011

Navegando sem usar o mouse: sim, é possível!

Link da matéria:



Ao instalar o software no seu computador, ele vai exibir essa telinha de instruções mostrando a função de cada tecla. Para movimentar a setinha do mouse, você precisa apenas mexer nas setinhas do seu teclado para cima, para baixo e para os lados... a letra A substitui o botão esquerdo do mouse. E a letra S faz a vez do botão direito. Então, para abrir algum arquivo, basta apertar duas vezes o A. Bem simples, não é?!

20 de janeiro de 2011

Você sabe como as imagens do seu GPS chegam até você? Os navegadores GPS se tornaram indispensáveis para milhares de motoristas. Mas fazer toda essa informação chegar ao seu carro, em tempo real, é um verdadeiro desafio de tecnologia




As imagens que aparecem nas telas dos GPS são uma combinação de dados dos satélites e também informações coletadas por profissionais que mapeiam praticamente todas as ruas da cidade com carros. Equipados com um computador, um tablet, uma câmera que grava a 3 quadros por segundo e, claro, uma antena de GPS, o mapa é construído em campo. Até 55 equipes podem estar na rua coletando dados simultaneamente.

No computador, o técnico acompanha um mapa feito com imagens de satélite. A câmera grava informações e ajuda a construir uma perspectiva do mapa em terceira dimensão. No tablet, ele vai anotando as principais informações do caminho, com se a rua é mão dupla ou única, quantas faixas determinada pista possui e a velocidade máxima permitida. Todas as informações são "georeferenciadas", ou seja, qualquer anotação é guardada no mapa com uma localização específica.

Atualizados diariamente, os mapas também trazem pontos de interesse captados pelo técnico durante uma jornada, como restaurantes, hotéis, museus e parques.

Mas ainda mais interessante, é a capacidade de informar a situação do trânsito na sua rota. São mais de 15 mil quilômetros de vias monitoradas. "São centenas de milhares de veículos sendo rastreados diariamente por todo o Brasil e esse conjunto nos reporta uma média de 900 milhões de pontos por mês com os quais a gente constrói o serviço de transito", explica Elder de Azevedo, diretor geral da empresa Navteq na América Latina.

A partir da posição e velocidade de deslocamento de outros usuários de GPS, não necessariamente da mesma marca ou empresa, as informações são compiladas minuto a minuto em um servidor que calcula e, de forma gráfica, identifica o trânsito naquela região.

Mas os GPS podem contribuir para outras coisas além de reduzir o nervosismo no trânsito. Usuários dos equipamentos podem diminuir a emissão de gases tóxicos em decorrência do tempo menor passado dentro de carros.

"Um estudo interno da Navteq demonstra que os usuários da navegação com serviço de transito economizam muitas horas por ano para si mesmos, até 26% de redução da emissão de CO² e dinheiro, pois estarão usando menos combustível", afirma Azevedo.

Fonte:Olhar Digital

19 de janeiro de 2011

Móvel x Sem Fio

Por estarem intimamente ligados, este conceitos podem gerar confusão. Em verdade, são coisas diferentes. Note que móvel é o dispositivo que pode ser levado de um lugar a outro com relativa facilidade. Já sem fio (wireless) é o dispositivo que não necessita de um cabo para conexão com a rede. Por exemplo, um notebook pode ser considerado móvel, mas pode ser ou não wireless. Isso vai depender de como ele faz a conexão com rede. Se você usa um notebook em sua sala de aula plugado a um RJ-45, ele definitivamente não é wireless. De forma análoga, um desktop não é considerado móvel, contudo pode ser ou não wireless. Para ser sem fio, basta que o desktop tenha uma placa wireless para conexão com a rede.

Abaixo mostramos exemplos das quatro combinações possíveis:

Não Móvel & Com fio: Computador de mesa conectada a Internet por um cabo de rede.
Não Móvel & Sem fio: Computador de mesa conectado a Internet via rádio
Móvel & Com fio: Notebook conectado a Internet por um cabo de rede.
Móvel & Sem fio: Celular que acessa Internet via 3G

18 de janeiro de 2011

O que é a Internet ?

A Internet teve seus primórdios na ARPANET na década de 60. Passados todos estes anos, atualmente projetos de pesquisa estão discutindo o futuro da Internet. Alguns pesquisadores estão questionando como seria a Internet se pudéssemos projetá-la novamente de posse dos conhecimentos acumulados até os dias de hoje.

Antes de tudo, deve-se ter em mente que a Internet não é apenas uma rede. Ela é um conjunto de redes interconectadas que encontram-se espalhadas pelo mundo (Tanenbaum, 2003). É justamente esta a origem do seu nome Inter (intercontado) + net (redes).

Uma abordagem baseada nos Componentes

Uma das abordagens adotadas por Kurose e Ross (2006) é descrever a Internet através de seus componentes de hardware e software. Seguindo esta abordagem, a Internet é composta por:

a) Hosts ou Sistemas Finais (Dispositivos interconectados através da rede. Ex: Computadores)

b) Aplicações de Rede (Programas que rodam na rede. Ex: email)

c) Links de Comunicação (Caminhos entre o emissor e o receptor. Ex: enlace de rádio)

d) Roteadores (Encaminham os pacotes de dados através dos links entre o emissor e receptor)

e) O Provedor de Acesso ( Fornecem aos hosts o acesso a rede )

Uma aborgem baseada em serviços

Kurose e Ross (2006) também descrevem a Internet como uma provedora de serviços para aplicações distribuídas. Tais serviços podem ser orientado a conexão ou não orientado a conexão.

17 de janeiro de 2011

Inteligência Artificial - O que é

Emoção. Medo. Angústia. Impaciência. São "n" as variáveis determinantes de como um ser humano se comportará ante uma situação ou contexto. Todas essas variáveis, presentes em nossa mente e influenciadas pelo meio e pelos objetivos influenciam com peso significativo a atitude determinante sobre o status no futuro, seja ele próximo ou distante, ou seja: a escolha.

Reproduzir a capacidade de escolha presente no ser humano em uma máquina tem sido o grande desafio de muitos de nossos pesquisadores na atualidade, e tal reprodução nos leva ao conceito de Inteligência Artificial.

Definição

Inteligência Artificial é o ramo da Ciência da Computação dedicado a desenvolver máquinas (hardware/software) sensíveis ao meio de modo a simular o comportamento da mente humana, possibilitando o raciocínio lógico e analítico a fim se adquirir conhecimento baseado num conjunto de instruções estabelecido pelo construtor.

Trabalhando com o conceito de subjetividade do ser humano (o que define a personalidade de cada indivíduo), é impossível criar uma máquina cujas decisões são perfeitamente iguais ao de um ser humano. Mistérios presentes na mente humana ainda precisam ser desvendados para que se avance no desenvolvimento da Inteligência Artificial.

Um problema figurativo proposto por Searle nos induz a imaginar um ser humano que não entenda nada de chinês, preso em um quarto, tendo em seu poder uma tabela com códigos e, periodicamente, recebe um texto em chinês. Utilizando a tabela, o ser humano traduz o texto para uma língua ocidental e o devolve, mas isso não indica que ele domine a língua chinesa. Apenas utilizou instruções para chegar a um resultado. Esse é o status da nossa Inteligência Artificial na atualidade. Fazer com que o ser humano do quarto (no caso, a máquina), aprenda a língua chinesa e venha, posteriormente, não só traduzir, mas interpretar o texto exibido em chinês é o grande desafio da Inteligência Artificial.

O vídeo abaixo mostra a capacidade de simulação de uma máquina:

16 de janeiro de 2011

Onde se usa Linux?

Onde se usa Linux?

Também já fiz esta pergunta há alguns anos quando era “apaixonado” por Windows. Linux pra mim era um SO como outro qualquer até que ocorreram alguns problemas que só resolvi usando Live CD de Linux (Live CD é um Linux que dá boot pelo CD e emula um sistema operacional Linux sem que você instale no computador. Este foi meu primeiro contato). Com ele consegui fazer o backup de tudo e pude formatar o computador. Aí vem aquela pergunta: porque não tiro o HD e coloco em outro máquina ? Simplesmente, porque era um notebook e não tínhamos adaptador para SATA.

Percorrendo a Web encontrei ferramentas valiosíssimas tais como: BartPE, Hiren’s e Mini PE XT. Essas três ferramentas foram um "canivete suíço" para qualquer técnico. Dentro delas vocês terão acesso a muitas ferramentas para manutenção no Windows, Recuperação e Backup. Agora você sabe o que esta “rodando” e facilitando tudo isso pra você? LINUX

Celulares, tudo coloridinho, bonito, você pluga no computador e surgem pastas, ou um software para sincronizar, boa parte de celulares esta rodando Linux, uma versão mais limitada e compactada devido ao hardware do celular mas é Linux, um exemplo Motorola ROKR E2.


A mas tudo isso que você diz eu faço no Windows, ta tudo bem legal, eu rodo DNS, servidor de arquivo, Proxy, Firewall com Windows também, legal parabéns, agora se “bugar” interface gráfica do Windows, digo o explorer.exe, que quando carrega o perfil ele chama outros serviços como taskmgr.exe, se ele não carregar se sacanagem alguém fizer um loop que fica matando o explorer.exe em um loop infinito, o que você consegue fazer? Linux você não precisa de interface gráfica, você pode instalar, configurar tudo através do terminal.

Quero deixar claro que não estou puxando saco para nenhum dos lados, mas com anos de experiência com Windows e pouco que conheço ainda de Linux, a diferença e a estabilidade de um e de outro é grande, agora quem trabalha com Adobe Photoshop, Corel Draw, AutoCad, Sony Vegas, Adobe After Effects ..., muito deles não rodam em Linux e são perfeitos em Windows, no meu ponto de vista você usa Linux onde você não quer ter dor de cabeça e não quer mais mexer, ou seja em embarcados, servidores barrudos e do gênero, você colocaria Windows ou Linux embarcado em um aparelho de cirurgia microscópica, penso no meio da cirurgia aparece uma tela azul no touchscreen.

Unknown_device

“Iniciando despejo de memória física”

Acesse também: www.linuxfordevices.com

Fonte: wikipedia.com.br, vivaolinux.com.br

15 de janeiro de 2011

Linux

O núcleo Linux foi, originalmente, escrito por Linus Torvalds do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Helsinki, Finlândia, com a ajuda de vários programadores voluntários através da Usenet (uma espécie de sistema de listas de discussão existente desde os primórdios da Internet). O seu código fonte está disponível sob licença GPL para qualquer pessoa que utilizar, estudar, modificar e distribuir de acordo com os termos da licença.

Inicialmente desenvolvido e utilizado por grupos de entusiastas em computadores pessoais, o sistema Linux passou a ter a colaboração de grandes empresas, como a IBM, a Sun Microsystems, a Hewlett-Packard (HP), Red Hat, Novell, Oracle, Google e a Canonical.


Fonte: wikipedia.com

14 de janeiro de 2011

Em parceria com a Lego, Google lança a sua própria feira de ciências

Jovens de 13 a 18 anos podem enviar seus projetos até 4/04 e concorrem a uma viagem às Ilhas de Galápagos junto com a equipe do National Geographic.

A Google está convidando jovens de todo o mundo com idade entre 13 e 18 anos a participarem de sua feira de ciências. Em seu blog, a empresa publicou um texto no qual evoca a história dos seus fundadores, outrora estudantes de ciência da computação, para encorajar os usuários a participarem do evento.

“Larry (Page) e Sergey (Brin) conseguiram transformar suas ideias em realidade. Mas, quantas ideias já foram perdidas por que seus autores não foram descobertos? Acreditamos que a ciência pode mudar o mundo e um jeito de encorajá-la é celebrando os jovens talentos da área do mesmo modo que fazemos com nossos ídolos pop”.

O Google Science Fair (Feira de Ciências da Google) é uma parceria da gigante das buscas com a Organização Europeia para Pesquisas Nuclearas (CERN, na sigla em inglês), o Grupo Lego, a National Geographic e a Scientific American. Informações sobre as inscrições já estão no site oficial, mas, basicamente, pode-se participar por si só ou em grupos de até três pessoas. Os projetos devem ser enviados pela Internet até 4/04.

Os finalistas serão convidados para um evento no escritório da Google, no Vale do Silício. Dentre os prêmios oferecidos estão uma viagem às Ilhas de Galápagos, no Equador, ou uma bolsa de estudos. Lembrando que os estudantes podem submeter seus projetos tanto na feira da Google quanto em qualquer outra - não há acordo de exclusividade.

Não é a primeira vez que a companhia de Mountain View tenta incentivar a criatividade a partir de um concurso. O seu Android Developer Challenge (Desafio para Desenvolvedores Android), de 2008, que encorajava a criação de aplicativos para a plataforma móvel, ajudou a alavancar a popularidade do sistema.

13 de janeiro de 2011

Sindicato paulista de TI quer reajuste de 13,41% e aumento da hora extra

A primeira rodada de negociações começa amanhã e também inclui a reivindicação de participação dos profissionais nos lucros e resultados.

O Sindicato dos Trabalhadores de Tecnologia da Informação do Estado de São Paulo (Sindpd) dá início amanhã (14) às negociações com o o sindicato patronal Seprosp para discutir a Convenção Coletiva 2011. A proposta de reajuste salarial é de 13,41%, além de outras reivindicações, entre as quais a inclusão de Participação em Lucros e Resultados (PLR) de 80% do salário, mais parcela fixa de 200 reais e o pagamento de auxílio-refeição para toda a categoria e aumento do valor da hora-extra e adicional noturno. O Sindpd também quer elevar os pisos da categoria e incluir novos cargos.

O presidente do Sindpd, Antonio Neto, em carta enviada, nesta semana, aos associados, afirmou estar otimista na conquista de novos benefícios, o que ampliaria as melhorias já asseguradas na Convenção Coletiva de Trabalho. "Além disso, nossa pauta de reivindicação está consistente e embasada em números que evidenciam o ótimo desempenho do setor no ano passado a na expectativa positiva para 2011. A certeza de uma boa negociação advém de muitos fatores, mas um em especial: o envolvimento dos profissionais de tecnologia da informação em todo o processo, fator que consideramos decisivo para o sucesso da campanha."

Segundo o sindicato, a proposta de reajuste está baseada nos ganhos das empresas em 2010. A pauta de reivindicações levou em conta centenas de sugestões dos associados. "Este ano, as expectativas são as melhores possíveis. Todos os institutos apontam aumento dos investimentos e crescimento para o setor. O novo governo indica que as portas continuarão sendo abertas para o segmento e a tecnologia se destaca como ponte central para a continuidade do desenvolvimento brasileiro", diz o presidente do Sindpd.

12 de janeiro de 2011

Tablets tiraram mercado de PCs no quarto trimestre de 2010, diz IDC

Vendas mundiais de PCs ficaram abaixo do esperado no quarto trimestre de 2010; entre os motivos, aumento da demanda pelos tablets.

As vendas de PCs no mundo ficaram abaixo do esperado no quarto trimestre de 2010, segundo a IDC, que aponta o aumento da demanda pelos tablets, e a retração de gastos por parte dos consumidores como os grandes responsáveis pelo resultado registrado no período: venda de 92,1 milhões de PCs. É um crescimento de apenas 2,7% em relação ao mesmo período de 2009. A própria IDC havia previsto inicialmente um crescimento de 5,5% no período.

Com o resultado do quarto trimestre, as vendas mundiais de PCs totalizaram 346,2 milhões de unidades em 2010, segundo a IDC, com crescimento de 13,6% em relação a 2009.

A popularidade dos tablets como o iPad, da Apple, já começa a impactar a demanda por PCs, segundo David Daoud, diretor de pesquisas da IDC. "Os consumidores estão gastando menos do que costumavam", e parte desses recursos estão sendo direcionaodos aos tablets.

Como muitos modelos de tablets com o sistema Honeycomb, ou Android 3.0, estão para chegar ao mercado neste primeiro trimestre de 2011, a expectativa da IDC é de que esses equipamentos continuem a roubar parte dos recursos antes destinado pelos consumidores à aquisição de PCs _ netbooks, em especial. Uma das principais fabricantes de netbooks, a Acer, viu suas vendas caírem 15% no quarto trimestre de 2010, para 9,8 milhões de unidades.

Em 2010, a IDC havia previsto que a venda de tablets chegasse a 40 milhões de unidades em 2011. Mas a empresa já pensa em rever esse número. A previsão do Gartner, por sua vez, é de que a venda de tablets chegue a 54,8 milhões de unidades este ano.

HP mantém liderança

Ainda segundo a IDC, a Hewlett-Packard manteve a sua posição de líder mundial do mercado de PCs, apesar de suas vendas terem caído 0,9% no quarto trimestre de 2010. A companhia vendeu cerca de 18 milhões de PCs no período, assegurando 19,5% do market share.

A Dell ocupa a segunda posição no mercado mundial de PCs, com 11.140.000 unidades vendidas no quatro trimestre de 2010. Um crescimento de 4,2% em relação ao desempenho no quatro trimestre de 2009. O que dá a empresa uma quota de mercado de 12,1%.

A Acer ficou em terceiro lugar, seguida de perto pela Lenovo, cujos embarques subiram 21,1%, para 9,5 milhões de unidades. A Toshiba aparece na quinto posição, com crescimento de vendas de 12,1% no quarto trimestre de 2010.

Apesar do rápido crescimento dos tablets, a IDC está mantendo em dois dígitos a previsão da taxa de crescimento para as vendas de PCs este ano, graças às empresas que serão obrigadas a atualizarem seus parques.

Fonte: IDG Now

11 de janeiro de 2011

Brasil tem 34,2 milhões de usuários de banda larga fixa e móvel

Uso desse serviço cresceu 71% em 2010, com destaque para o 3G que saltou de 8,7 milhões de conexões para 20,6 milhões de acesso.

O Brasil fechou 2010 com 34,2 milhões de acessos de banda larga, incluindo os serviços fixo e móvel, com crescimento de 71% em comparação com as 20,1 milhões de conexões registradas em 2009.

Foram os serviços 3G que mais avançaram, saindo de uma base de 8,7 milhões de conexões para 20,6 milhões de assinantes, segundo levantamento, divulgado nesta quinta-feira, 13/01, pela Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil).

O estudo revela que nos últimos 12 meses foram ativadas 14,2 milhões de novas conexões, o que significa que a cada minuto 27 novos clientes passaram a ter acesso à internet rápida no País.

A evolução dos serviços compreende os acessos em banda larga fixa, modems de conexão à internet móvel e terminais 3G, como os smartphones. Neste último segmento, o crescimento chegou a 257% no ano, passando de 4 milhões em dezembro de 2009 para 14,6 milhões no fim do mês passado.

A banda larga fixa subiu de 11,4 milhões para 13,6 milhões no mesmo período, com elevação de 20%. Já o número de modems passou de 4,6 milhões para 6 milhões, com crescimento de 31% ao longo de 12 meses. Somente no quarto trimestre de 2010 cerca de 3,6 milhões de novos acessos foram ativados, entre conexões fixas e móveis, com evolução de 12% em relação ao terceiro trimestre do ano passado.

Já os acessos 3G saltaram de 8,7 milhões em 2009 para 20,6 milhões no fim do ano passado, incluindo os que acessam o serviço por smartphones e modems, representando aproximadamente 50% a mais que o número de conexões pela banda larga fixa. Ainda de acordo com o levantamento, a velocidade média das conexões é de 1,3 megabits por segundo.

A evolução dos serviços no Brasil tem sido vertiginosa, mesmo com a pesada carga tributária, que onera o cidadão em mais de 43% sobre o preço dos serviços. No caso do modem, os impostos chegam a 78%. A despeito desta realidade, os serviços de banda larga já são oferecidos em regime de competição em 1 059 cidades (com 68% da população brasileira), nas quais há pelo menos duas prestadoras atuando.

Fonte: Computerworld

10 de janeiro de 2011

Firefox 4 pode ser lançado em fevereiro

"Temos trabalhado bastante no desenvolvimento do Firefox 4 e está na hora de lançá-lo” diz o diretor sênior de engenharia da Mozilla, Damon Sicore.

A versão final do Firefox 4 está¡ próxima de ser lançada, segundo o diretor sênior de engenharia da Mozilla, Damon Sicore.

Segundo Sicore, a equipe de desenvolvimento do Firefox trabalhará para corrigir as atuais falhas até o final do mês.

"Temos trabalhado bastante no desenvolvimento do Firefox 4 e já está na hora de lançá-lo”, disse o executivo.

“Atualmente, o projeto ainda apresenta cerca de 160 erros significativos. Normalmente, levaria cerca de seis semanas para atingir o estágio Release Candidate (RC), com cerca de 100 erros”, acrescentou.

A intenção é zerar a quantidade de falhas no navegador em um prazo razoável. Mas, caso isso não ocorra, ainda pode ser lançado um novo beta antes da versão RC, comentou o diretor.

"Precisamos que todos testem recursos como Flash, Silverlight e outros grandes plug-ins. Testes são uma prioridade durante o processo", completou.

Firefox 4

O último Firefox 4 Beta 8 foi lançado em dezembro de 2010 e incluiu uma configuração simplificada para o Firefox Sync (sistema de bookmark da Mozilla), serviço de sincronização de abas e senhas, suporte gráfico para WebGL (padrão em desenvolvimento para gráficos 3D) no Windows e Mac OS, e um novo gerenciador de extensão que atualiza automaticamente os add-ons.

Além disso, o Beta 8 é ligeiramente mais rápido do que o 7 na renderização de JavaScript.

De acordo com testes rápidos executados na época pela Computerworld usando o benchmark SunSpider JavaScript Suite, o Firefox 4 Beta 8 era 5% mais rápido que seu antecessor.

Em betas anteriores, a Mozilla havia acrescentado características importantes, que vão desde um novo compilador JavaScript JIT (Just In Time), apelidado de "JagerMonkey", no Beta 7, a aceleração por hardware no Beta 5, e um gerenciador de novas guias, chamado de "Panorama", no Beta 4.

Líder na Europa

Em dezembro, o Firefox tornou-se o navegador mais usado na Europa, ultrapassando pela primeira vez o Internet Explorer (IE), de acordo com um estudo divulgado recentemente pela companhia de análise na web StatCounter.

No mercado europeu, o navegador de código aberto obteve 38,11% de participação, enquanto o IE conquistou 37,52%. A StatCounter elabora suas estatísticas a partir de técnicas de rastreamento que incluem 3 milhões de websites, com 15 bilhões de visitas mensais.

O crescimento do Chrome também pode ter contribuído para o bom desempenho do browser da Mozilla, já que o navegador da Google chegou a 14,58% de participação em dezembro, í­ndice superior aos 5,06% constatado durante o mesmo período de 2009.

Sobre o declínio do IE, supõe-se que seja resultado do acordo antitruste entre a Comissão Europeia e a Microsoft que, desde 2009, permite aos usuários do Windows escolher de maneira mais clara sobre qual será o navegador principal.

Fonte: Por IDG News Service

9 de janeiro de 2011

Facebook, Google e Yahoo farão dia de testes com o protocolo IPv6

Objetivo do World IPv6 Day é colocar à prova, por 24 horas, o novo protocolo de transmissão de dados na internet.

Alguns dos sites mais populares do mundo – como Facebook, Google e Yahoo, que recebem mais de 1 bilhão de visitas por dia – aceitaram participar do primeiro teste em escala global do novo protocolo de transmissão de dados da Internet, o IPv6, desenvolvido para ser o substituto do padrão atual, o IPv4.

Intitulado “World IPv6 Day” (Dia Global do IPv6), o teste requer que alguns portais adotem o protocolo em 8 de junho. Grandes empresas de distribuição de conteúdo como Akamai e Limelight Networks também estão comprometidas com o evento, patrocinado pela Internet Society (ISOC).

“É uma ótima oportunidade para testar o IPv6 por 24 horas”, disse Leslie Daigle, diretor de tecnologia da sociedade. “Esperamos que os resultados sejam positivos. Assim poderemos ver mais portais adotando-o o quanto antes”.

A atualização ao novo padrão não só é importante, como também necessária. Afinal, os endereços IP do IPv4, criado há 30 anos, estão se esgotando – só restam 5% deles. Analistas afirmam que os espaços gratuitos deixarão de existir em questão de semanas.

Update
Enquanto o IPv4 dispõe de endereços em 32 bit e suporta 4,2 bilhões de conexões simultâneas, o IPv6 usa 128 bit e aguenta, em teoria, um número ilimitado de acessos.

O World IPv6 Day pretende observar se o novo padrão está preparado para ser mais exigido, sem que seu desempenho seja prejudicado. Atualmente, só 0,05% do tráfego na Internet passa por ele, afirma a Arbor Networks, companhia de monitoramento online.

A ISOC estima que uma ínfima parte de usuários – menos de 0,1% - sofrerá com instabilidade e lentidão par acessar os portais participantes, principalmente por problemas com os próprios dispositivos de rede ou com as conexões sem fio domésticas.

“Alguns soluços poderão ocorrer com alguns provedores de conteúdo ou internautas, mas o IPv6 não é uma tecnologia experimental”, diz Daigle. “Eu confio que funcionará”.

Google, Facebook e Yahoo
O dia de testes para o IPv6 será essencial para Google e Facebook, por exemplo, que, até hoje, suportam o padrão apenas em alguns endereços específicos, em vez de dotá-los em suas páginas principais. A companhia de Moutain View diz que, em 8/06, tanto a sua home, quanto a do YouTube, participarão dos testes.

O World IPv6 Day também será muito importante para o Yahoo, que tem se mostrado reticente quanto ao protocolo, devido a preocupações em relação à lista branca DNS – que a Google usará – que só fornece conteúdo em IPv6 para usuários que possuem uma conexão compatível.

“Com os endereços em IPv4 desaparecendo, o IPv6 se tornará uma prioridade nos próximos dois anos para companhias que dependem da Internet. Esse teste será um passo essencial para demonstrar que a tecnologia é viável”, finalizou Daigle.

Fonte: Por Network World/US

8 de janeiro de 2011

Em SP, trabalhadores de TI têm carga de trabalho reduzida

Todos os profissionais do setor da Tecnologia da Informação (TI) do estado de São Paulo começaram o ano de 2011 com diminuição de jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais sem redução de salários.

A convenção coletiva da categoria, firmada entre o Sindpd (Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados e Tecnologia da Informação) e o sindicato patronal, estabelece que a partir do dia 1º de janeiro todas as empresas de TI - públicas e privadas - devem aplicar a redução de carga horária.

"A luta pelas 40 horas semanais entre o Sindpd e o sindicato patronal foi extremamente complicada, mas nossa mobilização e a participação ativa de toda categoria foi determinante para o sucesso da negociação", afirma Antonio Neto, presidente do Sindpd e da CGTB (Central Geral dos Trabalhadores do Brasil). Medida é válida apenas para São Paulo, estado que concentra, porém, mais da metade dos trabalhadores da área.

A mudança de carga horária afeta um dos setores mais importantes da economia brasileira e melhora diretamente a qualidade de vida dos trabalhadores de TI, que muitas vezes cumprem turnos de trabalho excessivos e desenvolvem doenças causadas pela atividade exercida no emprego como Lesão por Esforço Repetitivo (LER).
Fonte:
IT Careers - Convergência Digital

7 de janeiro de 2011

Cinco boas razões para você investir em networking

A manutenção de contatos profissionais é benéfica a todos, do candidato até o gestor de vagas de trabalho.

Se uma de suas preocupações na hora de incrementar a rede de contatos profissionais que o cerca é ser ignorado, repense. No lugar de querer receber, procure contribuir. Apresentamos cinco motivos para seus contatos moverem seu cartão de visitas para a pasta “favoritos”.

Um dos motivos pelos quais você pode ser reticente na hora de fazer networking é o fato de, ao fazer contatos na busca por oportunidades profissionais, ter sempre a sensação de estar impondo sua vontade. É onde a vasta maioria das pessoas erra em seu conceito sobre a função e a dinâmica do network. Achar que o empregador não quer conhecer novos talentos e que quem procura por uma colocação não tem nada a oferecer também são dois erros muito comuns.

O presidente da empresa norte-americana de coaching Carrer Potential, Ford Myers, afirma que as vantagens na atividade de manutenção de contatos profissionais é benéfica a todos, do candidato até o gestor de vagas de trabalho.

“Quem faz o networking de forma apropriada dá mais que recebe”, resume Ford.

Autor da obra “Get the Job You Want – Evene When No One´s Hiring” (conquiste a vaga que quiser – mesmo quando não há contratações, em tradução livre do inglês), Myers procura esclarecer aos preocupados que muitos dos temores comuns são infundados.

1. Sua forma de se aproximar diz muito sobre você: As pessoas a sua volta podem estar secretamente à procura de alguém para compor seu quadro de profissionais. Elas também podem estar reticentes em agendar compromissos ou dar telefonemas para conversar sobre a questão. Então, se concordam em te receber para uma conversa, estão, na verdade, realizando um ensaio com sua postura e com seu comportamento.

2. Você vale o que sabe: Se está em atividade, realizando networking a todo vapor, possivelmente tem um conhecimento razoável sobre as vagas e ouve nas entrevistas como anda a economia e quais são, em parte, os planos estratégicos de outras companhias. Esse conhecimento é valioso para outras pessoas, incluindo seus potencias empregadores.

3. Existe interesse em ajudar você: Sim, existe. Ajudar aos outros em sua busca por emprego aumenta a moral de quem realiza a ponte. Se alguns fazem isso de forma puramente altruísta, existe outra parcela de pessoas com contatos que fazem isso de olho nos bons fluidos que essa ação pode lhes render. Seja qual for o caso, é bom para você.

4. O fator “ego”: Consultar seus contatos sobre questões profissionais faz com que se sintam apreciados. Ao perguntar-lhes algo que denote a necessidade por seus conhecimentos, você lhes atribui status de autoridade em determinados assuntos. Promove neles o senso de valor e em você o senso de alguém que é articulado, qualidade desejada.

5. Networking não é trabalho: Às vezes, o que seu contato mais quer é tomar uma xícara de café e conversar sobre amenidades. Isso pode ser ocasionado por uma carga de trabalho alta demais ou por simples tédio. Seja como for a razão, uma rápida saída para um cappuccino pode render frutos e informações valiosas.

6. As portas se abrem: Se precisar marcar uma reunião com alguém que tenha sido indicado por você, é praticamente certo que você será atendido, e bem. Longe de ser fruto do tráfego de influências, essa receptividade se dá em função da confiança que existe em seu trabalho e na qualidade de seus contatos. Afinal de contas quem vai pôr o trabalho a perder para facilitar uma operação comprometida?

7. Sua situação é pública: Muitas vezes, os seus contatos sabem perfeitamente o que o motiva a procurá-los. Se for uma questão urgente e você passar por necessidades, é bastante possível que os participantes de sua rede se empenhem em resolver seu problema, pois te conhecem e podem ter empatia por você.

6 de janeiro de 2011

11 formas para reaproveitar seu antigo PC

Só porque você comprou um PC novo não significa que você tem que jogar o velho fora. Veja como aproveitar ao máximo um micro mais antigo.

Parabéns, você finalmente comprou um PC novo! Ele tem uma tonelada de memória, um processador com vários núcleos e uma placa de vídeo rápida e moderna. Mas seu velho computador está parado em um canto, e embora você saiba que ele é apenas uma máquina, ele parece estar tão triste quanto um cachorrinho pidão. É estranho, mas você se sente culpado por querer jogá-lo fora.

Afinal de contas ele ainda funciona, e quando você o comprou ele era praticamente o estado da arte. Se o seu novo PC está substituindo um micro que está “nas últimas”, leve a velha máquina a um serviço de reciclagem especializado. Mas é impressionante o número de pessoas que abandonam máquinas perfeitamente usáveis quando as trocam por um modelo mais novo.

Você pode fazer um monte de coisas com um PC “velho”. Vamos dar uma olhada em algumas formas de mantê-lo “na ativa”.

1. Converta-o em um NAS ou servidor doméstico

Se você tem uma rede doméstica com múltiplos usuários (você, sua esposa e as crianças), transformar seu velho PC em um servidor doméstico pode ser a solução ideal. Com isso, todos os arquivos, fotos, músicas e vídeos poderão ser armazenados em um só lugar, e acessados a partir de qualquer PC da casa.

Mas não basta simplesmente plugar o micro à rede e ligá-lo. A maioria dos PCs desktop não é configurada para funcionar de forma eficiente como um servidor. Para começo de conversa, eles provavelmente consomem energia demais. Você precisará entrar na BIOS do PC e modificar as opções de economia de energia para fazer com que os ventiladores rodem em “modo silencioso”, se possível. Também será necessário ajustar o sistema operacional para evitar que o micro se desligue em horas impróprias, e ainda assim rode com baixo consumo de energia quando não está sendo usado.

Tenha em mente que você provavelmente irá querer que seu servidor rode “headless”, ou seja, sem um monitor, e também sem teclado e mouse. Embora eles sejam necessários durante a configuração, você deve se certificar de que a máquina é capaz de inicializar e funcionar corretamente sem que eles estejam conectados. Não há nada mais irritante que ver uma máquina parar depois de reinicializada porque ela não encontrou o teclado.

Além disso, o sistema operacional instalado em seu PC provavelmente não é adequado para o uso como servidor, especialmente para múltiplos usuários. O Windows XP, Vista e 7 podem funcionar bem como um repositório de arquivos para alguns poucos usuários, mas você precisará de tempo para criar contas para cada um deles, e provavelmente definir cotas de armazenamento.

Você também pode usar o Windows Home Server, mas esta versão do sistema operacional é mais cara e provavelmente exigirá demais do hardware de seu velho micro. Uma alternativa mais adequada e gratuita é o FreeNAS.

O FreeNAS é um software Open Source baseado no sistema operacional FreeBSD e projetado para transformar seu PC em um “dispositivo de armazenamento conectado à rede” (NAS - Network Attached Storage). Ele pode ser baixado na forma de um arquivo ISO que, gravado em um CD, gera um “LiveCD”, um disco a partir do qual o sistema pode ser executado sem a necessidade de instalar nada em seu computador. Você pode experimentar à vontade, até ter certeza de que ele atende às suas necessidades.

2. Doe-o

Considere a doação de seu PC a uma escola, ONG local ou instituição de caridade. Na pior das hipóteses ele pode acabar sendo usado em um laboratório de informática como cobaia para ensinar aos estudantes sobre montagem e configuração de hardware, ou ter as peças reaproveitadas em outras máquinas.

Mas se o micro estiver em plenas condições de uso, você pode comprar alguns pacotes de software educacional e deixá-los pré-instalados no computador antes de doá-lo. Lembre-se de remover suas informações pessoais do PC antes de entregá-lo (o ideal é formatar o disco), e de entregar com a máquina todas as informações de licença do sistema operacional e programas que você incluir com ela.

3. Transforme-o em uma cobaia

Você já ouviu falar do Linux, mas tem medo de deixar seu micro principal em “dual-boot”? Então use seu PC antigo para experimentar à vontade.

Experimente o Ubuntu, a distribuição Linux mais popular no momento. O legal do Linux é o bom suporte a hardware, especialmente no caso de componentes mais antigos, então a instalação geralmente é fácil. Na verdade, instalar o Ubuntu é mais fácil do que instalar o Windows. E há uma enorme quantidade de software gratuito para você experimentar.

Além disso, há uma variedade de outros sistemas operacionais baseados em UNIX disponíveis, do FreeBSD e PC-BSD ao OpenSolaris, baseado em uma versão do UNIX desenvolvida pela Sun Microsystems.

4. Dê ele a um parente

Eu faço isso o tempo todo. Meu cunhado não precisa de um computador poderoso, então eu geralmente dou a ele meus PCs de dois anos de idade, embora eu costume adicionar à máquina uma nova placa de vídeo, como um modelo básico ou intermediário.

Só não recomendo fazer isso com seus filhos. Pelo menos não se eles forem como os meus, já que eles frequentemente precisam de muito mais poder de processamento do que eu no dia-a-dia. Minha filha mais velha, por exemplo, é fotógrafa e faz uso intenso do Photoshop, enquanto a mais nova é uma jogadora ávida.

Mas dar um micro para um parente pode ser um problema, porque você acaba de transformando no “cara do suporte”, a quem eles irão recorrer caso encontrem qualquer problema, de um rodapé que sumiu em um documento do word a um alerta de segurança do anti-vírus. Esteja avisado.

Uma coisa que você deve fazer é formatar completamente o disco rígido e reinstalar o sistema operacional do zero. Se a máquina é um modelo que foi comprado “pronto” em uma loja, restaurá-la às configurações de fábrica usando o disco ou partição de restauração inclusos tem o mesmo efeito.

5. Dedique-o à computação distribuída

Quer fazer um bem para a humanidade? Dedique seu velho PC a um dos muitos projetos de computação distribuída.

O mais conhecido é provavelmente o Folding@Home, que usa recursos computacionais de todo o mundo para estudar o processo de formação das proteínas, um elemento essencial para entender como muitas doenças operam. Se seu PC tiver uma placa de vídeo recente, ela também pode ser utilizada para acelerar o processo.

Outros projetos de computação distribuída incluem o SETI@Home, que permite que você participe da busca por inteligência extraterrestre, e o Great Internet Mersenne Prime Search, que busca novos Números Primos de Mersenne. E há muitos outros baseados no projeto BOINC - Berkeley Open Infrastructure for Network Computing (Infraestrutura Aberta de Berkeley para Computação em Rede)

6. Transforme-o um servidor para jogos.

Você tem um jogo favorito? Se sim, veja se ele permite hospedar um servidor próprio para partidas multiplayer. A maioria dos jogos multiplayer com partidas online permite a criação de servidores dedicados. Eu rodei um servidor de Civilization 4 durante alguns meses e um de nossos editores está configurando um servidor de Minecraft para a nossa equipe.

Team Fortress 2 também suporta servidores dedicados. O legal é que na maioria dos casos eles exigem muito pouco poder de processamento. Eu rodei um servidor de Freelancer em um velho notebook com um processador Pentium 4, e mesmo com até 8 jogadores simultâneos não tive problemas de desempenho.

7. Use-o para rodar jogos antigos

Reaproveite seu PC para rodar os bons jogos do passado. Você pode instalar o Windows 98, por exemplo, para poder rodar aqueles jogos que só funcionam corretamente sob o Windows 95 ou DOS. Mas isso já não é mais necessário, pois serviços como Steam, Impulse e Good Old Games oferecem jogos antigos em versões adaptadas para rodar em sistemas operacionais modernos, e o DOSBox permite que você emule um ambiente DOS para rodar seus jogos antigos.

Você também pode reviver as glórias dos arcades do passado com o MAME. Este programa permite rodar jogos originalmente escritos para máquinas de arcade (que tal Cadillacs and Dinossaurs?) ou para consoles mais antigos em seu PC, desde que você tenha acesso às ROMs com os jogos e outros arquivos necessários.

Mas cuidado, o MAME pode acabar consumindo todo o seu tempo livre! Esteja avisado.

8. Transforme-o em um servidor auxiliar.

Se você trabalha com softwares como o 3dsmax, Adobe After Effects ou Sony Vegas, sabe que ter um segundo PC à mão com o qual dividir o processo de renderização pode reduzir significativamente o tempo necessário para a finalização de projetos complexos.

Cada aplicativo lida com computação distribuída de forma um pouco diferente, portanto leia a documentação. Mas tipicamente basta instalar no computador auxiliar um aplicativo leve, que recebe dados e comandos do computador principal e retorna os resultados quando pronto. A distribuição do trabalho entre as várias máquinas é controlada pelo seu aplicativo principal ou por um utilitário em separado.

9. Transforme-o no micro da sala de estar

Eu tenho um pequeno micro na minha sala de estar que é geralmente usado para consultas rápidas à internet e ler e-mail. Ocasionalmente, as crianças descem e fazem o dever de casa no PC da sala, quando estão cansadas de ficar em seus quartos. Este arranjo funciona particularmente bem quando você tem um NAS em algum canto da casa (vide item 1), para que as pessoas possam ter acesso aos seus arquivos não importa em qual computador estejam.

Se você tem um PC de uso comum, pode achar necessário criar uma conta de usuário separada para cada pessoa que terá acesso a ele. Eu descobri que isso não é necessário: já que a máquina é comum a todos, ninguém armazena informação privada nele.

Por outro lado, você vai precisar instalar o melhor software de segurança que conseguir encontrar. Já que você terá múltiplos usuários na mesma máquina é inevitável que alguém, em algum momento, vá acessar um site que tentará fazer o download de um cavalo de tróia ou malware.

10. Reaproveite

Se você tem uma veia faça-você-mesmo e costuma montar suas próprias máquinas, pode economizar na hora de montar um novo PC reaproveitando peças do micro velho. Gabinete, drive óptico, fonte de alimentação e os pentes de memória (em alguns casos) são bons candidatos ao reaproveitamento.

Dependendo do quanto você reaproveitar, a diferença entre uma máquina “nova” e uma “atualizada” pode ser pequena. Se você trocar a placa-mãe, processador, memória e HD, mas mantiver o gabinete, fonte de alimentação, drive óptico e placa de vídeo, dá pra dizer que o resultado é um PC novo?

Mesmo reaproveitando ao máximo, inevitavelmente sobrarão algumas peças. O que nos leva à última opção.

11. Venda

Em algum lugar na internet, há uma pessoa querendo comprar um computador. Pode ser que essa pessoa não possa pagar por um micro novo, ou esteja procurando um PC secundário para a família. Com um bom preço, seu velho PC pode ser tudo o que esta pessoa precisa. Todo mundo ganha: você passa o hardware adiante e ganha algum dinheiro, e seu PC encontrará um bom lar com um novo usuário que irá fazer bom uso dele.

Mas o processo não é tão simples como fazer uma venda de garagem. Golpistas vasculham sites de leilão e tentam convencer os vendedores a enviar o micro mediante do pagamento de um “sinal”, com a promessa de que o restante do dinheiro será depositado quando a máquina chegar ao seu destino. Não precisamos dizer que o restante do dinheiro nunca chega, e muitas vezes o próprio sinal é um depósito fraudulento, que não se materializa em sua conta corrente.

Minha dica é primeiro tentar vender o micro localmente, entre seus amigos e círculo de conhecidos. Se usar um site de leilões, use um serviço como o PagSeguro (do UOL) ou MercadoPago (do Mercado Livre) para intermediar o pagamento.

Um PC “velho” pode ser muitos usos, especialmente se estiver em boas condições de uso. E nem todo mundo precisa de um computador com um processador quad-core e placa de vídeo topo de linha. Portanto, se você tem um PC pegando poeira no alto de um armário, tire-o de lá e arrange um uso para ele. Pode ser ele que irá identificar o primeiro sinal de vida inteligente fora de nosso planeta.

Fonte:Loyd Case, da PC World EUA

5 de janeiro de 2011

Firefox desbanca IE e torna-se o principal navegador da Europa

Declínio do IE seria resultado do acordo antitruste entre a Comissão Europeia e a Microsoft; navegador da Mozilla lidera com 38,11% do mercado.

O Firefox tornou-se o navegador mais usado na Europa em dezembro, ultrapassando pela primeira vez o Internet Explorer (IE), de acordo com um estudo divulgado nesta terça-feira (4/2) pela companhia de análise na web StatCounter.

No mercado europeu, o navegador de código aberto obteve 38,11% de participação, enquanto o IE conquistou 37,52%. A StatCounter elabora suas estatísticas a partir de técnicas de rastreamento que incluem 3 milhões de websites, com 15 bilhões de visitas mensais.

O crescimento do Chrome também pode ter contribuído para o bom desempenho do browser da Mozilla, já que o navegador da Google chegou a 14,58% de participação em dezembro, índice superior aos 5,06% constatado durante o mesmo período de 2009.

Sobre o declínio do IE, supõe-se que seja resultado do acordo antitruste entre a Comissão Europeia e a Microsoft que, desde 2009, permite aos usuários do Windows escolher de maneira mais clara sobre qual será o navegador principal.

Desde que o acordo foi concluído, por padrão o Windows deve apresentar uma tela com 11 navegadores diferentes, para que os usuários possam escolher sobre a melhor opção. A Microsoft é obrigada a apresentar a interface até 2014.

Por outro lado, o IE continua líder em outros mercados importantes como o dos Estados Unidos (EUA), por exemplo. Em dezembro, ele obteve participação de 48,92%. Na região, o Firefox ficou em segundo lugar com 26,7% e o Chrome em terceiro com 12,82%. O Safari, da Apple, alcançou o quarto lugar com 10,16%.

Fonte: IDG News Service

4 de janeiro de 2011

Seis fortes tendências do mercado de trabalho em 2011

Nos EUA, ou aqui, o jeito de trabalhar - e procurar emprego - não será mais o mesmo. Em alta, CV digital, teletrabalho e a presença em redes sociais.

Disposto a varrer a internet atrás de um novo emprego e de começar 2011 com uma perspectiva melhor? Então preste muita atenção nessas seis dicas.

1. CV agora é digital
Impressora? O que é isso? Em que século estamos? E as árvores?

Seu CV digital pode ser um perfil no LInkedIn ou um blog pessoal. Se preferir, pode ainda ser um serviço contratado igual o Elance, que possibilita interagir com outros membros da rede e exibir seu portfólio com base em exemplos online. O Elance exibe também recomendações de colegas, prova irrefutável de sua competência.

“É o fim do CV impresso”, diz o CEO da Elance, Fabrio Rosati. “Eles são estáticos e ficam desatualizados com uma velocidade enorme” adverte.

Rosati diz que para 2011, as perspectivas de ser rastreado digitalmente antes de qualquer contato direto são imensas.

2. Sistemas móveis
Durante todo o ano de 2010 ficou evidente que empresas e consumidores querem soluções que funcionem bem em dispositivos móveis e em desktops. Isso não passa despercebido por agências de RH digitais.

A Elance percebeu um aumento de 98% na demanda por aplicativos compatíveis com a plataforma móvel. Um forte indício de que as empresas irão lançar mais e mais dispositivos móveis.

Essa mudança terá reflexo direto na forma em que sites são programados. Para 2011 esperam-se sites de design mais enxuto e de fácil leitura. Algo que fique bem em uma tela de 3,5 polegadas.

3. Funcionário virtual trabalha de casa
A cada ano, a comunicação derruba barreiras longamente vistas como impeditivo que certas tarefas fossem cumpridas a partir de qualquer lugar.

Bom, para 2011 essa tendência deve crescer. De acordo com a Elance, recursos de plataformas colaborativas, banda larga em níveis aceitáveis, telepresença e outras soluções virtuais poderá facilitar o chamado Home Office.

Se lembrarmos que, no começo de dezembro, a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 4505/08, que trata do Teletrabalho, e que ainda falta a aprovação do Senado, o tema será quente em 2011 também no Brasil.

4. A guerra Flash x HTML5
Incrivelmente famoso e aceito em todas as plataformas de navegação, o HTML5 está muito próximo de se tornar o substituto do Flash na hora de entregar conteúdo interativo.

Mas, segundo informações da Elance, isso ainda não aconteceu.

Existe, isso é inegável, uma procura alta por programadores HTML5, mas o Flash continua na liderança, mesmo depois de ter perdido o apoio da Apple.

E não interessa quem vença essa luta, o HTML5 ou o Flash. Certo é que haverá demanda por programadores que atuem em um dos dois fronts. Escolha o seu lado.

5. Negócios, negócios; rede social a parte?
As repetidas investidas da Google contra o Groupon podem ser o sinal mais evidente da necessidade de empresas comerciantes terem de investir em mídias sociais.

Para Rosati, isso se manifesta de formas diferentes. As companhias terão de investir mais em ferramentas para dar conta de sua interação social. Para tal, devem escolher profissionais de perfil altamente envolvido em ações desse tipo.

As vias de comércio devem se dar com base em relacionamento e usar as redes de contato do Facebook, do Twitter e de outras rodas digitais. Tudo para aproveitar o boca-a-boca que corre nesses meios.

Então uma das demandas principais será por gente que entende o valor dessa interação e saiba conduzir esse processo de maneira tranqüila, próxima ao consumidor/amigo/fã.

6. Aqui jaz o marketing tradicional
Em 2011, de acordo com a Elance, as empresas devem continuar migrando recursos originalmente usados em estratégias como o marketing direto e telemarketing.

O alvo, agora, serão as mídias digitais. E o trio escolhido para liderar essas investidas são os irmãos SEO (otimização de sites para motores de busca), SEM (investimento em links patrocinados) e SMM (marketing desenvolvido para acontecer dentro das mídias sociais).

“Qualquer empresa realmente interessada em participar da vida do consumidor, deverá estar onde este for. Nas redes sociais, nos sites de busca (Google e Bing) e na lista de amigos de meus amigos”, finaliza Rosati.

Fonte: Computerworld