8 de julho de 2011

GERENCIAMENTO DE REDE

Gerenciamento de rede trata-se de um processo de telecomunicações ou dados complexos para maximizar eficiência e produtividade.
Envolvendo um planejamento na organização, monitoração, contabilização e segurança no controle das atividades.

Área de monitoração de rede deve saber quais os principais negócios da empresa e serviços oferecidos, para realizar atividades abaixo.
•Gerenciamento de Disponibilidade
•Gerenciamento de Capacidade
•Gerenciamento de Incidentes
•Gerenciamento de Segurança


FINALIDADE

Controlar os dispositivos de rede da organização acompanhar evolução da rede aprimorar o serviço, balancear necessidades e criar expectativa de aumentar á confiança e qualidade de serviço para usuários.

•Monitorar estado das conexões da rede lan wan
•monitorar equipamentos de rede switch roteador
•Monitorar servidores
•Gerenciamento aplicações e serviços

GERENCIAMENTO E FALHAS

Monitorar localizar anormalidades na rede descoberta do problema certificar exatamente oque está ocorrendo, para que dai realizar os procedimentos básicos e acionamento das equipes responsáveis pelo serviço ou equipamento afetado, através e-mail e contato telefônico.


GERENCIAMENTO DE DESEMPENHO

Trata-se de uma medição do desempenho do software, hardware e meios de comunicação da rede através de relatórios podemos informar aos usuários seguintes informações.

•Porcentagens de utilização
•Tempo de resposta
•Taxas de erros
•Qualidade de serviço

GERENCIAMENTO DE CONFIGURAÇÃO

Para que possamos realizar á monitoração dos dispositivos de rede, precisamos identificar serviços aplicações á serem monitorados, além disso, entender topologia física e logica para acompanhar o funcionamento de adequado de cada equipamento.


•Identificação elementos de rede
•Construção mapas de topologia
•Definição de valores de limiar
•Construção de base de dados

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