7 de setembro de 2011

O que é Open Source?

A história do movimento Open Source se confunde com as origens do UNIX, da Internet e da cultura "Hacker".

O rótulo "Open Source" surgiu em uma reunião em fevereiro de 1998. Tal debate juntou personalidades que se tornaram verdadeiras referências no que diz respeito à Open Source, como Todd Anderson, Chris Peterson (Foresight Institute ), John "maddog" Hall e Larry Augustin ( Linux International), Sam Ockman (Silicon Valley Linux User's Group) e Eric Raymond.

O movimento Open Source não se trata de algo anarquista anti-business, mas de uma alternativa ao modelo de negócio para a indústria de software. Esta alternativa não gira em torno de regras econômicas ortodoxas, mas vai além e questiona princípios, inclusive dos modelos econômicos ortodoxos aplicados à esfera virtual. A questão em jogo, quando se contrapõem as opções, é sobre hierarquia de valores. Ou a liberdade do usuário e os ganhos indiretos, ou a avareza do investidor deve prevalecer. A GPL (General Public License), modelo de licença de uso de software livre surgido com o projeto GNU, visa a resguardar o direito do usuário a esta liberdade, em detrimento do direito a benefício econômico direto do autor ou de quem dele desejar se apossar. Onde o valor da liberdade é supremo, o benefício econômico pode ser amplificado pela cooperação e socialmente distribuído, estando a eficácia deste modelo na esfera virtual plena e fartamente comprovada pela história: o TCP/IP, o SMTP, o HTTP e outros protocolos são frutos de cooperação livre que produziu padrões abertos de factum, como também programas pioneiros que testaram, depuraram e validaram tais padrões.

A grande força do software livre está no potencial de cooperação para depuração coletiva, capaz de neutralizar pressões mercadológicas, marqueteiras e políticas e melhor dominar complexidades.

Casos de sucesso do desenvolvimento Open Source

Apache

Em meados de 1994 ex-funcionários do National Center for Supercomputing Applications (criadores do servidor HTTP), situado na Universidade de Illinois, começaram a reunir seus conhecimentos e desenvolvimentos para implementarem o HTTP. Brian Behlendorf e Cliff Skolnick fizeram uma lista de discussão, criaram um espaço onde as informações eram compartilhadas e os principais desenvolvedores tinham acesso a uma máquina na qual os trabalhos eram armazenados. No final de fevereiro de 1995, foi criada a Apache Software Foundation. Atualmente o servidor Apache é utilizado em mais de 50% dos servidores web do mundo. ( Apache Software Foundation )

Perl

A linguagem de programação Perl foi concebida oficialmente em 1987 por Elaine Ashton. Porém, só em 1989, com o lançamento da versão 3.0, licenciou-se sob a GPL (GNU Protection License). Atualmente a linguagem já se encontra na versão 5.6, possui diversos livros publicados e é a ferramenta responsável pela maioria do "conteúdo dinâmico" na World Wide Web.. (Perl.org ).

Sendmail

O Sendmail é o software de transporte de mensagens mais importante e utilizado na Internet estando atualmente na versão 8.11. Como todos os projetos Open Source, existe uma página que centraliza os desenvolvimentos e informações referentes ao software. ( Sendmail.org )

Linux

O Linux é um dos principais representantes e um dos exemplos mais bem sucedidos de software Open Source. Este sistema operacional vem sendo desenvolvido e aprimorado desde 1991, quando Linus Torvalds liberou seu código na Internet e licenciou-o sob a GPL. Atualmente o Linux já está na sua versão 2.4 e apresenta cerca de 280 distribuições diferentes. ( Linux.org )

Todos estes desenvolvimentos foram possíveis graças à listas de discussões e espaços colaborativos. No panorama atual, grandes empresas com renome no mercado, já se renderam aos benefícios do Open Source. IBM, HP, Intel, Dell, etc, juntaram seus esforços para a criação do Open Source Development Lab ( OSDL ). Esta instituição é um espaço direcionado para criação de tecnologias de código aberto.

Conclusão

Como pôde ser observado, o modelo de desenvolvimento Open Source apresenta casos de sucesso em várias áreas da computação, como programação, servidores, e-mails e sistemas operacionais. Os nomes citados são os mais famosos, porém uma grande onda de novos produtos começam a aparecer no mercado, um bom exemplo é o Mozilla (browser).

O movimento Open Source vem sendo atacado pela classe de analistas de tecnologia, com a justificativa de que este modelo de desenvolvimento agride a propriedade intelectual do criador. Já os entusiastas do movimento declaram que esta é a forma de incentivar a inovação.

"O modelo de desenvolvimento Open Source ocasiona uma grande incompatibilidade de programas e torna pública a propriedade intelectual do criador" , palavras de Craig Mundie, executivo da Microsoft e totalmente contra o modelo em questão.

"Quando Mundie defende as patentes ele esquece do trabalho desenvolvido por pessoas como Einstein, Rutherford, Bohr, Leonardo da Vinci e uma série de outros gênios que trouxeram benefícios incalculáveis para a humanidade e não cobraram pelas suas propriedades intelectuais. Com estas declarações eu me pergunto se o Sr. Mundie já ouviu falar de Isaac Newton" , resposta dada por Linus Torvalds, criador do Linux.

Será mesmo que o modelo de desenvolvimento Open Source prejudica a inovação tecnológica?

fonte: http://olinux.uol.com.br/artigos/322/2.html Por: Marcos Martins Manhães


Nenhum comentário: