3 de maio de 2011

As certificações de TI para 2011

Se há uma dúvida que surge na cabeça do profissional de TI que deseja manter-se atualizado, e isso eu me incluo, é sobre certificação. Mas isso demonstra que o profissional está correndo atrás, quer estar preparado e competitivo para o mercado de trabalho.
A importância de ter uma certificação na área de tecnologia é uma discussão que pode gerar muitos posts. Ela não garante emprego, aumento salarial ou promoção, mas funciona como um PLUS em um processo seletivo e comprova que o profissional tem habilidades técnicas para atuar em determinada ferramenta e/ou produto.
Especialistas afirmam que esse ano de 2011 será o ano da Microsoft com o Windows Server 2008. A própria Microsoft espera que as empresas migrem seus sistemas antigos, como Windows Server 2000 e 2003 para a nova versão 2008. Além do ambiente de servidores, espera-se que ocorram migrações de clientes Windows XP e Vista para Windows 7. Ou seja, as certificações Microsoft continuam, cada vez mais, em alta. Principalmente MCTSMCITP.
A consultoria Gartner detectou que o tema cloud computing (computação em nuvem) está em primeiro lugar no ranking de prioridades tecnológicas dos executivos para 2011. A IDC, empresa líder em inteligência de mercado, consultoria e conferências nos segmentos de tecnologia da informação e telecomunicações, confirma as projeções do Gartner em relação à adoção de cloud computing. Computação em nuvem é inerente a virtualização. Isso mostra que ferramentas como VMWareCitrix XenServerHyper-V da Microsoft estarão fortes. Profissional certificado em virtualização estará preparado para assumir as “nuvens do futuro”.
A procura pelas certificações ligadas ao sistema operacional Linux, como LPIC eRed Hat, crescem 30% ao ano e estão entre as 10 mais procuradas do mundo por profissionais da área, segundo o site Certcities.com, especializado no assunto. O sistema operacional do pinguim está presente em 67% dos servidores na Internet. É um mercado que move cerca de 12 bilhões de dólares.
Outra certificação que continuará sendo muito requisitada é a certificação CISCO. Além de ser um pré-requisito para o profissional de rede, também serve para área de security e voz sobre ip (VoIP). A certificação CCNA é a base de outras certificações CISCO como CCNPCCIE.
Uma equipe técnica bem qualificada é importante, mas gestão também é necessário. Certificações como ITILCobit ou PMP, são tão importantes quanto as demais e são exigidas cada vez mais pelas empresas. O profissional que investir nessas certificações estará mais completo para o mercado.
Como descrevi aqui, existem diversas certificações, de diversos setores e segmentos. Porém, os passos para conquistá-las são os mesmos: muito estudo, dedicação, tempo e trabalho duro.
Siga esses passos e boa sorte!

Nenhum comentário: