10 de dezembro de 2011

Como fazer backup

Fazer backup é quase o mesmo que fazer plano de saúde. Fazemos com a intenção de nunca precisar., mas o dia que precisarmos, é bom que ele esteja em dia, senão teremos problemas na certa!

Chega a ser assustador se pensarmos no número de pessoas que utilizam o computador e não têm backup. O susto é bem maior quando se trata de empresas que não adotam esta prática.

É culpa da idéia de pensar-mos que sempre que ligarmos o computador nossos arquivos estarão lá, O susto acontece quando algo dá errado. Quando ligamos o computador e não é mostrado o desktop.

Quando a tela ainda está preta indica que algo de errado aconteceu com o HD. Nossos arquivos estão todos lá: músicas, fotos, vídeos, e-mails, currículo, material escolar, material de trabalho. E quando o problema acontece em uma empresa? Todos os documentos inacessíveis: E agora?

Agora é pensar se vale a pena pagar (caro) para recuperar os arquivos do HD.

O backup é muito simples de fazer, não há desculpa que justifique não fazê-lo Para se fazer um backup basta copiar seus arquivos para outro local de armazenamento, assim, se o HD apresentar qualquer problema, você terá que adquirir outro HD e instalar o sistema operacional, os softwares, drivers, configurar tudo novamente e voltar com seus arquivos. Uma boa dica para facilitar seus backups é a utilização de um HD Externo.

Pesquisar HDs Externos no Mercado Livre!!

Métodos de como fazer um backup

Se você utiliza o computador para receber e enviar e-mails e tem alguns poucos arquivos salvos na pasta Meus Documentos. Precisará copiar os arquivos da pasta Meus Documentos e os arquivos de e-mail para um outro local. O primeiro passo é decidir onde fazer outro backup. Se você tem dois HD’s no computador, ótimo, poderá deixar um apenas para backup. Poderá também utilizar um CDRW, ou seja, um CD regravável. Você instala um programa de backup em seu computador e o configura para quando for fazer o backup copiar os arquivos da pasta Meus Documentos e também os arquivos de e-mail para o CD. Quando for fazer o backup você coloca o CD regravável no leitor de CD, clica com um botão no programa e escolhe a opção de fazer backup. Pronto, o programa cuidará de copiar o que foi previamente selecionado para o CD.

Como é muito comum hoje em dia a utilização do pen drive, ao invés de configurar o programa de backup para copiar os arquivos para o CD, poderá configurar para que a cópia seja feita no pen drive. É até mais rápido e prático.

Uma outra opção é, caso tenha uma rede de computadores, ainda que sejam apenas 2, poderá fazer o backup dos arquivos de um computador no HD do outro, através da rede.

Cada caso requer uma análise própria para decidir qual a melhor opção de backup. Se você tem grande quantidade de arquivos ou os arquivos são grandes, precisará verificar o espaço que estes arquivos ocupam para decidir sobre o local do backup. Vamos imaginar que em seu computador seus arquivos ocupam o espaço de 8GB. Então não poderá fazer o backup em um pen drive de 4GB. Deverá optar por um segundo HD ou um computador em rede, ou um pen drive maior.


Com que frequência deve ser realizado o backup


Outra análise a ser feita é a frequência do backup e a necessidade de transferência de arquivos.

Vamos imaginar uma nova situação: você tem 8GB de arquivos, entre eles, fotos, vídeos, músicas, e-mails e arquivos de trabalho. Hoje você fez o backup destes 8GB de arquivos.

Amanhã você não precisará fazer o backup destes 8GB de arquivos novamente. Os filmes que você inclui no backup, não tiveram nenhuma modificação, são os mesmos filmes. As músicas também são as mesmas, então você faz o primeiro backup incluindo todos seus arquivos (textos, e-mails, filmes, jogos, músicas, fotos, etc.), mas a partir daí, basta fazer o backup dos arquivos que são modificados diariamente, como e-mails, trabalhos escolares, arquivos de trabalho, etc. O próprio programa de backup faz esta comparação, ou seja, na hora de fazer o backup o software analisa a pasta de origem e a pasta de destino e faz o backup apenas dos arquivos modificados.

Em geral, os softwares de backup tem a opção de compactar os arquivos que serão incluídos no backup. Isto pode reduzir muito o tamanho final do backup (demorará mais para realizar o backup), mas dependerá dos arquivos que serão compactados. Alguns apresentam grande diferença, outros nem tanto.

Em uma empresa em que os dados são modificados várias vezes ao dia, pode-se programar o software para fazer o backup em horários estratégicos, por exemplo, na hora do almoço, quando o pessoal sai, bastando deixar o computador ligado que o software que deverá estar ativado, geralmente minimizado próximo ao relógio, fará o serviço de backup. Quando todos voltarem o backup já terá sido realizado. Dependendo do backup, se for poucos arquivos e se forem arquivos pequenos, o backup é tão rápido que pode até esperar ele terminar, alguns não chegam a gastar 5 minutos. Talvez bem menos. Pode-se fazer o backup também no final do expediente e assim ter um backup atualizado diariamente.


Segurança de dados e criptografia


Outra questão é quanto à segurança dos dados. Se você faz um backup em um pen drive e usa este pen drive por exemplo, nos computadores da escola ou da lan house, se você esquecer este pen drive em um dos computadores, quem encontrá-lo vai ganhar um pen drive e de brinde todos os seus arquivos. Já pensou, seus arquivos em mãos de terceiros? Se for música, filme, menos mal, mas se for e-mail particular, trabalhos, documentos confidenciais, você terá sérios problemas. Alguns softwares tem a opção de criptografar o backup.

Imagine uma empresa que faça o backup em um pen drive e perde este pen drive. Ou então imagine que você tenha o cuidado de fazer seu backup e que um dia seu HD apresente problema, você então corre para pegar o CD onde está seu backup, porém, não consegue recuperar os arquivos porque o CD está todo arranhado. Outro exemplo: você fez seu backup em um pen drive que está com defeito e também não tem como visualizar os arquivos salvos nele. Imagine ainda, se você tem dois computadores em rede e faz o backup de um computador no HD do outro e de repente, durante uma forte chuva um raio atinja a rede elétrica e seus dois computadores são danificados pela descarga elétrica.

Está me achando pessimista demais? Quem trabalha com backup precisa pensar em tudo, afinal, estamos cuidando do que você ou uma empresa tem de mais precioso no computador: seus arquivos. Segurança com o backup é fundamental.


Existe backup pela internet? Sim!


Dependendo da empresa o backup não pode ficar no mesmo espaço físico, ou seja, se o computador está no escritório da empresa o backup é feito para outro computador que pode estar na casa do dono da empresa. Este backup é feito pela internet. Existem inclusive sites especializados em backup (gratuitos e pagos).

Você faz o backup de seus arquivos para estes sites (servidores). Quando precisar recuperar algum arquivo, é só acessar o site.

Alguns exemplos deste sites são:

Windows Live SkyDrive

FileDen


Observe que o Fileden não é propriamente um site de backup. Ele pode ser utilizado para armazenar seus arquivos, mas sites próprios para backup oferecem boas soluções que facilitam a transferência dos arquivos.

Lembre-se que o backup não servirá apenas quando o HD apresentar defeito. Quando você, por engano, deletar um arquivo e esvaziar a lixeira mas depois lembrar que não podia ter feito isto e precisa do arquivo. Então, é só ir no backup e recuperar o arquivo apagado. Existem alguns casos em que a empresa tem um backup para cada dia da semana, é assim: Em um segundo HD ou em outro computador, na pasta de backup tem 5 pastas, cada uma com o nome de um dos dias da semana. Então o software é configurado para na segunda-feira fazer o backup para a pasta de backup de segunda-feira. Na terça-feira o software faz o backup para a pasta de backup de terça-feira. E assim por diante. Por isto é preciso ver qual o melhor perfil para cada backup a ser implantado.


Sugestões de softwares de backup gratuitos

Abaixo são citados alguns softwares de backup gratuitos. Geralmente, todos tem a função básica de copiar os arquivos da pasta de origem para a pasta de destino. A maioria possui a função de agendamento, onde você programa o melhor horário para o backup ser feito. Porém, cada um pode atender a uma necessidade diferente de backup. Assim, é importante conhecer vários para escolher o melhor.

Cobian Backup
Download: http://www.baixaki.com.br/download/cobian-backup.htm
14,77 MB
Windows XP / Vista / 7 / 98 / 2000 / 2003
Com opção de agendamento de backup.
Quatro modos de cópia de arquivos.
Opções de compactação e codificação do arquivo de backup.
Criação de rotinas para a execução da tarefa.
Definição das contas de usuário em que serão executadas as tarefas.


InfBackup
Download: http://www.baixaki.com.br/download/infbackup.htm
1,30 MB
Windows XP / Vista / 7 / 2000 / 2003
Faz o backup para o formato zip.
Configuração de rotinas para determinar em quais pastas os arquivos de backup serão gravados nos horários determinados.
Totalmente em português.
Interface amigável.
Backup Wizard – guia passo a passo para realização do backup.
Grau de compactação, quanto maior o nível menor o tamanho dos arquivos do backup.


GFI Backup 3.0
Download: http://www.baixaki.com.br/download/gfi-backup.htm
8,30 MB
Windows XP / Vista / 7 / 2000
Backup e restauração de arquivos salvos.
Consulta a arquivos de backups.
Sincronização entre pastas de dois computadores em rede ou pastas no mesmo computador. Há ainda a possibilidade de sincronizar seus backups entre diversos dispositivos de armazenamento. É possível sincronizar dados com laptops, HDs portáteis ou ainda usar compartilhamento via FTP.


Freebyte Backup 3.0
Download: http://www.baixaki.com.br/download/freebyte-backup.htm
783 KB
Windows XP / Vista / 2003 / 7
Possuiu filtros para selecionar arquivos para o backup. Você pode selecionar extensões específicas.
Apesar de pequeno tem todas as opções necessárias para um backup seguro.


Redo Backup and Recovey
Download: http://www.baixaki.com.br/download/redo-backup-and-recovery.htm
75,00 MB
Windows XP / Vista / 7 / 98 / 2000 / 2003
Programa para recuperação de arquivos e discos rígidos danificados. Com ele você dispõe de um sistema completo para resolver diversos problemas relacionados à perda de dados.
Recupera boa parte dos arquivos perdidos. Mesmo que tenha esvaziado a lixeira.

Nenhum comentário: