9 de agosto de 2010

A INFRAESTRUTURA REDES EM PEQUENAS EMPRESAS







A INFRAESTRUTURA REDES EM PEQUENAS EMPRESAS
Uns das Infraestrutura como: Conctividade - Energia e Segurança, etc
Conectividade
Infraestrutura moderna com conexão ininterrupta à Internet

A estabilização da moeda, aliada a atual boa fase do Brasil, propiciou o desenvolvimento de inúmeras empresas de pequeno porte. Muitas dessas conseguiram conquistar seu espaço e vem obtendo melhores resultados dia após dia. Entretanto, às vezes, pelo simples desconhecimento ou pela falta de atenção, muitos gestores não percebem que a ampliação da estrutura física da rede que suporta a empresa deve acompanhar seu crescimento.
Recursos de rede, como servidores e internet, que antes eram acessados por cinco ou seis pessoas passam a ter que suportar dez ou doze colaboradores. Como o projeto inicial não previa esse aumento, a lentidão e a percepção de perda da produtividade começam a ser percebidos.
Deve-se a qualquer custo evitar essa realidade. A resolução do problema pode se tornar bem complexa e por mais precisa que seja, ela possivelmente deixará sequelas na produção da empresa.
A disponibilidade da rede e sua segurança estão diretamente ligadas ao sucesso da corporação. Mas mesmo assim, em muitos casos, esse tema não é discutido com a atenção devida na maioria das pequenas empresas.
Uma boa infraestrutura de rede é como um alicerce na construção civil. Para se construir um prédio sólido é necessário a colocação de bons pilares. Caso contrário, à medida que a obra for crescendo, a estrutura se comprometerá. Cedo ou tarde, tudo irá ao chão. Assim como acontece nessa analogia, acontece nas empresas que não investem em sua própria estrutura. Leia-se: servidores, switches, cabeamento de qualidade, impressoras e etc.
Já nas estações de trabalho, a manutenção preventiva reduz drasticamente o aparecimento de problemas. Cuidados essenciais para o bom funcionamento das máquinas, como atualização de antivírus, o uso de programas de limpeza de registro (todas as atividades realizadas no PC deixam vestígios que quando acumulados, interferem no desempenho da máquina) e a restrição ao uso de programas de compartilhamento de arquivos P2P, como o Emule, são extremamente importantes para manter a “saúde” dos equipamentos.
Enfim, a infraestrutura de rede é um dos pilares mais importantes de uma empresa, independente de seu porte. Sua manutenção e atualização são fundamentais para o crescimento da produtividade de um negócio em qualquer área de atuação.
Sendo assim, é preciso ter em mente que a ordenação da infraestrutura de rede influência a organização de uma empresa como um todo. Com uma estrutura bem fundamentada, o salto para a instalação de intranets e futuras interações com empresas parceiras (em plataformas de trabalho colaborativo, como as extranets), podem estar asseguradas. Portanto, a infraestrutura de rede é um apoio fundamental e não um custo adicional.

Postado por Livinha – dia 09.08.10, às 010:00 horas

Nenhum comentário: