12 de agosto de 2010

Servidores Virtuais

Introdução de como funciona os servidores virtuais.

Os servidores - máquinas que hospedam arquivos e aplicativos em redes de computadores - precisam ser poderosos. Algumas dessas máquinas dispõem de unidades de processamento central (CPUs) com múltiplos processadores que dão a elas a capacidade de executar com facilidade tarefas complexas. Os administradores de redes de computação geralmente dedicam cada servidor a um aplicativo ou a uma tarefa específica. Muitas dessas tarefas não funcionam bem quando realizadas em companhia de outras - cada uma precisa de uma máquina exclusiva. Uma aplicação por servidor também torna mais fácil encontrar os problemas quando eles surgem. É uma maneira simples de criar uma rede de computadores enxuta, do ponto de vista técnico.

Mas existem problemas quanto a essa abordagem. Um deles é que ela não aproveita o poder de processamento dos servidores modernos. A maioria dos servidores emprega apenas uma fração de sua capacidade de processamento. Outro problema é que, à medida que uma rede de computadores se torna maior e mais complexa, os servidores começam a ocupar muito espaço físico. Um centro de dados pode ficar repleto de racks de servidores que consomem muita energia e geram calor.

Os servidores virtuais representam uma tentativa de resolver definitivamente essas duas questões. Por meio de um software especializado, o administrador pode converter um servidor físico em múltiplas máquinas virtuais. Cada servidor virtual funciona como um aparelho físico único, capaz de operar seu próprio sistema operacional (SO). Em teoria, seria possível criar número suficiente de servidores virtuais para usar todo o poder de processamento de uma máquina, ainda que isso nem sempre represente a melhor idéia em termos práticos.

A virtualização não representa um conceito novo. Há décadas, os cientistas da computação vêm criando máquinas virtuais em supercomputadores, mas há apenas alguns anos a virtualização se tornou possível em servidores. No mundo da tecnologia da informação (TI), a virtualização de servidores é assunto quente. A tecnologia é jovem e diversas empresas oferecem diferentes abordagens.

Hardware virtual

Até pouco tempo, a única maneira de criar um servidor virtual era projetando um software especial que iludia a CPU do servidor a fim de fornecer poder de processamento para múltiplas máquinas virtuais.

Hoje, fabricantes de processadores como a AMD oferecem processadores com a capacidade integrada de operar como servidores virtuais. O hardware não cria os servidores virtuais por si só - os engenheiros de software ainda precisam do software correto para criar o servidor virtual.

Por que tantas empresas estão usando servidores virtuais em suas redes de computação? Descubra na próxima seção.

Nenhum comentário: