18 de agosto de 2010

Verizon testa com sucesso internet ultraveloz de 1 Gbps nos EUA


RIO - A internet ultraveloz ficou mais perto da realidade para os norte-americanos. A operadora Verizon anunciou nesta semana que conseguiu entregar quase 1 Gbps de velocidade de downstream para um cliente corporativo na cidade de Taunton, Massachusetts (EUA).

O teste foi feito para comprovar que a rede de fibra óptica FiOS, utilizada pela operadora, pode suportar larguras de banda maiores sem grandes modificações nos equipamentos atuais. O máximo que a rede FiOS entrega para usuários hoje nos EUA são 50 Mbps.

"Este tipo de capacidade de banda possibilitará à Verizon atingir as necessidades dos clientes de FiOS com a oferta de mais banda para ser utilizada em serviços como 3DTV, Ultra HDTV, jogos multiplayer e videoconferência HD", afirma Brian Whitton, diretor-executivo de tecnologia da empresa, em nota oficial.

A Verizon utiliza a tecnologia rede óptica passiva gigabit (GPON, na sigla em inglês), criada pela Motorola, e que trabalha com bandas de até 2,4 Gbps divididos entre todos os usuários. No teste, a operadora puxou um segundo cabo de fibra ótica de seu escritório local em Tauton até a sede de um cliente corporativo.

O novo link foi configurado para utilizar 1 Gbps e enviar dados até o servidor local e para outro através da internet. A rede alcançou 925 Mbps no servidor local e 800 Mbps no remoto. O 1,4 Gbps de banda não utilizado no teste garantiu que os outros usuários não tivessem seus serviços prejudicados.

Fonte: http://oglobo.globo.com/tecnologia

Nenhum comentário: