6 de outubro de 2010

Google TV deve ser lançado em pouco tempo

O Google lançou o site oficial do Google TV e anunciou os parceiros de conteúdo. O Google TV é um misto de aparelho + serviço online que oferecerá vídeos diversos da mídia tradicional e da internet, fornecidos via streaming, seja de graça ou por meio de aluguel.

Entre os grandes parceiros estão Amazon Video On Demand (com cerca de 75 mil títulos para aluguel ou venda) e Netflix (já famosa em streaming de filmes e programas de TV nos EUA). Falando em EUA, o grande foco inicial do serviço é justamente lá, com uma expansão provavelmente lenta para outros países.

Muitas empresas tradicionais também fizeram acordo para disponibilização dos seus serviços, como The New York Times, USA Today, CNN, Cartoon Network, HBO, NBA, etc. Sites de vídeos e músicas farão parte com certeza, destacando o Vevo, Pandora e Napster.

O Google TV deverá atacar a TV tradicional de várias formas, prejudicando provavelmente algumas emissoras de TV por assinatura. Estas terão que se adaptar ou então trabalharem com outros serviços, como o próprio acesso à internet, como muitas delas já fazem.

A navegação numa TV será muito diferente da navegação na web comum, a começar porque a pessoa não terá um teclado completo à sua disposição todo o tempo. Para isso o Google sugere algumas recomendações que sites podem adotar para facilitar a navegação na TV.


Dispositivos para o Google TV serão lançados nesse mês, outubro. No Brasil nem podemos criar tantas expectativas, afinal uma conexão banda larga de verdade (uns 2, 3, 4 Mbps ou mais, especialmente para vídeos HD) ainda é impraticável para a maior parte do país, já que as conexões rápidas se concentram nas grandes cidades - com preços e disponibilidade nem sempre atrativos. É difícil então imaginar quando, e se, o Google TV estará disponível por aqui.

Ah, com o lançamento o Google criou mais um blog, agora exclusivo para informações do serviço:


http://googletv.blogspot.com/

Fonte: Guia do Hardware.net

Nenhum comentário: