29 de outubro de 2010

Há vagas: saiba como ser contratado


Sobram vagas. Difícil de acreditar, mas é verdade. Na área de TI, há mais ofertas de emprego do que profissionais qualificados para preenchê-las. E o que hoje é só um fato, daqui há algum tempo pode ser um problema. De acordo com a FGV, até 2014, haverá um déficit de 800 mil profissionais para suprir a demanda do setor.

Enquanto no Brasil se formam 17 mil profissionais por ano, na Índia, esse número chega a 200 mil. Mas esse não é o maior agravante. Entre aqueles que se formam, nem todos serão aproveitados pelo mercado devido à falta de qualificação.

Para alcançar uma boa vaga na área é importante ter um bom número de certificações e ser capaz de trabalhar bem em equipe. Ter inglês avançado e um bom domínio da língua portuguesa também é indispensável. E não para por aí:

“A tendência do mercado de TI é só crescer e tornar cada vez mais exigente com os profissionais. Por isso, se fazem necessários a reciclagem constante, estar aberto a novas tecnologias e novas oportunidades. Acima de tudo isso, é gostar do que faz, pois assim os resultados são melhores e o ambiente se torna mais agradável”, explica Andrezza Santos, psicóloga da Atos Origin
E você, quer se dar bem trabalhando na área de TI? Então confira as dicas dos profissionais de RH:
Daiane Sá
Coordenadora Geral de RH da Lan Designers



Característica fundamental

Existem algumas características e competências, que qualquer profissional deve ter, como flexibilidade, auto-conhecimento, liderança e iniciativa. No caso do profissional de TI, uma característica fundamental é a iniciativa de estar em constante busca do conhecimento, de se atualizar frente ao mercado de trabalho, de se antecipar ao futuro e olhar além do cenário atual. E isso envolve pró-atividade e conhecimento prático.



Uma característica fundamental é a iniciativa de estar em constante busca do conhecimento, de se atualizar frente ao mercado de trabalho, de se antecipar ao futuro e olhar além do cenário atual


Daiane Sá


O que não pode faltar

A flexibilidade é uma característica fundamental, não só para o profissional de TI, mas para qualquer profissional. A falta dela pode ser decisiva na primeira etapa do processo seletivo, já que lidamos com cenários de constante mudança, que demandam profissionais que atuem com variadas tecnologias. Um perfil conservador – oposto ao perfil flexível, provavelmente teria dificuldade em adaptar-se.

Atualize-se!

Os profissionais que não se atualizarem frente ao mercado, poderão ser engolidos por ele. E é de suma importância para o profissional de TI, não só ter conhecimento das novas tecnologias que surgem no mercado, como também saber atuar com elas. Para se ter uma idéia, após a conclusão da graduação, o profissional tem um prazo de 12 a 24 meses para reciclar seus conhecimentos. A experiência prática ajuda muito neste sentido. Uma dica para quem ainda cursa a graduação é estagiar o quanto antes. O mercado permite ao futuro profissional lidar com situações de complexidade que o ensino acadêmico não permite.

Previsões

O futuro para o mercado de TI foca no avanço tecnológico e no crescimento da web. Os profissionais serão cada vez mais exigidos em relação a disponibilidade, flexibilidade e conhecimento. O ambiente será mais ágil e dinâmico, com foco para terceirização de serviço. Uma vantagem é que, provavelmente, a geração Y não terá dificuldade em adaptar-se a este mercado, pois trata-se se perfil habituados a fazer várias atividades ao mesmo tempo. Nascidos entre 1978 e 1990, podem ser acusados de distraídos, desprendidos e egoístas, mas certamente causarão uma sutil revolução no mercado por serem também impacientes, preocupados em fazer somente o que gostam e interessados em fazer um mundo melhor no mais curto espaço de tempo possível.
Andrezza Santos
Psicóloga, atua na área de Recrutamento e Seleção da Atos Origin




Qualidades

As características mais valorizadas atualmente são: certificações e Inglês avançado. E em relação ao comportamento: ter foco na entrega e bom relacionamento na equipe e com o cliente. Recrutar profissionais de TI é desafiador todos os dias. Não é fácil encontrar o candidato que esteja 100% de acordo com o perfil que buscamos, por isso, tentamos sempre selecionar aquele que mais se aproxima do perfil técnico e comportamental esperado.



O mercado hoje está cada vez mais competitivo e o trabalho cada vez mais complexo. A tecnologia estará sempre evoluindo e os profissionais têm que buscar aperfeiçoamento e se preparar


Andrezza Santos


O novo profissional

Percebo que eles estão mais generalistas. Não se limitam a aprender e se desenvolver em uma só linguagem, por exemplo. Buscam novas tecnologias e sabem o que querem. O mercado hoje está cada vez mais competitivo e o trabalho cada vez mais complexo. A tecnologia estará sempre evoluindo e os profissionais têm que buscar aperfeiçoamento e se preparar

Comprometimento

Na área de TI ou em qualquer outra área, a falta de comprometimento e não saber trabalhar em equipe são questões que devem ser trabalhadas.

Tendência do mercado

A tendência do mercado de TI é só crescer e se tornar cada vez mais exigente com os profissionais. Por isso, se faz necessária a reciclagem constante, o profissional deve estar aberto a novas tecnologias e a novas oportunidades. Acima de tudo isso, é preciso gostar do que se faz. Assim ,os resultados são melhores e o ambiente, mais agradável.
Fonte: TI MASTER

Nenhum comentário: