8 de outubro de 2010

Segurança

Um dos principais motivos que me levaram a usar Linux foram problemas com vírus, quem usa muito internet e laboratórios de informática com Windows vive se estressando com vírus, trojans, etc. Mas como o Windows é muito popular e vez ou outra precisamos usá-lo ou programar para ele, não dá pra deixar de usar, então resolvi registrar aqui algumas maneiras de defesa.


1º. Fazer backup completo do sistema:
Uma cópia de segurança de tudo, inclusive dos arquivos, mais radical e mais seguro, no meu caso uso o Windows dentro de uma máquina virtual com o VMware, e tiro uma "foto" do sistema inteiro, podendo retornar quando necessário. Ideal para testar programas sem medo de comprometer o sistema.

2º. Congelar o sistema contra alterações:
Programas como Shadow User, Shadow Defender, Deep Freeze, Time Freeze , preservam o sistema contra alterações, basta reiniciar e ele volta ao estado anterior, se for desativado podemos atualizar o sistema, instalar programas (cuidado), etc. Depois é só ativá-lo novamente.


3º. Fazer sempre um backup do sistema:
De vez em quando gravar um ponto de restauração do sistema, para poder voltar no caso de não conseguir se livrar daquele vírus chato, que insiste em voltar fingindo ser um arquivo do sistema, sendo restaurado pelo próprio sistema!


4º. Manter o sistema atualizado:
Vírus exploram falhas que podem ter sido corrigidas.

5º. Manter um antivírus ativo e atualizado:
Embora não confiáveis, eles ainda protegem contra a maioria dos vírus antigos.

As melhores medida são mesmo as cópias de segurança, poder retornar depois de um passo errado é indispensável, é bom ter um HD externo com bastante capacidade e fazer um backup regularmente.

Nenhum comentário: