24 de novembro de 2010

Linux um Sistema Operacional GRATUITO


Um Sistema estável, com recursos que só mais tarde se tornariam padrão nos sistemas operacionais dos microcomputadores: Multitarefa preemptiva (compartilhamento da CPU, entre várias aplicações), multiprocessamento simétrico (compartilhamento de uma aplicação entre várias CPUs), além da adesão total ao Posix (acrônimo de Portable Operating System Interface for UniX), um conjunto de regras internacionais que define a maneira como interfaces e aplicativos devem se comportar, atingindo então plena compatibilidade com o mercado.

E se tudo isso não bastasse, o Linux além de tudo sempre foi e é até hoje gratuito. Não se compra ou vende o sistema e os direitos autorais são livres. Algumas empresas manualizam e dão suporte de versões organizadas: são as "distribuidoras" entre elas estão a Red Hat, a Caldera (vende o Open Linux), a Slackware e a alemã Suse. No Brasil temos a Conectiva Informática, de Curitiba (Paraná), que faz um admirável trabalho de divulgação do Linux na América Latina que afirma: com o Linux, gasta-se menos dinheiro e não se faz pirataria.

Outra grande vantagem é que grandes empresas Intel e Netscape, motivadas pela necessidade de combater o monopólio Microsoft, estão apoiando a Red Hat Software que é a maior distribuidora do Linux. Não se pode mais ignorar: o Linux está atingindo um ponto de maturidade que justifica qualquer investimento.

Para começar:

A melhor maneira de se iniciar no Linux é através de literatura disponível nas boas livrarias do ramo. Estes livros explicam como instalar o sistema e explicam seu funcionamento. O mais conhecido é o Red Hat Linux. Mas existem muitos outros títulos e mesmo na Internet vários endereços que forneceremos. Mais uma das vantagens: Informações sobre o Linux não faltam caso você necessite de ajuda, e nem será necessário tanto suporte.

Ponto de partida:

http://www.linux.org/

Leituras básicas:

http://www.guiafoca.org/

http://www.infowester.com/comandoslinux.php

http://pt.wikipedia.org/wiki/Linux


Site oficial do projeto Ubuntu
http://www.ubuntu.com/

Grupos de Usuários:

http://gul.linux.ime.usp.br/rl-default/ - Formado por estudantes do Instituto de Matemática e Estatística da USP

http://planeta-ulb.net/wiki/index.php/Guia_para_iniciantes

Nenhum comentário: