29 de janeiro de 2011

Neste tópico irei explicar como fazer o compartilhamento de pastas e impressora. Mas antes do compartilhamento, precisamos entender um pouco sobre os serviços que são utilizados no compartilhamento.

Serviços de Rede

Existem diversos serviços, mas o mais comum é o compartilhamento de arquivos e impressoras. Este serviço possibilita um computador utilizar a impressora e os discos de um outro computador da rede.

Existem duas formas de um serviço funcionar: o Windows tem na sua configuração de rede os serviços para compartilhar e acessar os arquivos e impressoras da rede, que podem funcionar com qualquer um desses protocolos de redes citados. O Protocolo TCP/IP tem serviços embutidos que permitem transferir arquivos (FTP, NFS), email (POP3, SMTP) e outros. Portanto, alguns serviços podem ser fornecidos pelo próprio Protocolo de Rede, outros podem necessitar de serviços mantidos pelo sistema operacional.

Temos dois tipos de redes: O Grupo de Trabalho, onde temos vários computadores e cada um deles pode ter algum serviço básico, e ao mesmo tempo é cliente do serviço dos demais computadores.
E Cliente-Servidor, onde todos os serviços são Servidos e controlados por um computador, ou grupo de computadores específicos pra esta tarefa. Nesta situação não existe comunicação entre todos os computadores, somente entre os computadores clientes e o Servidor.
Ser quisermos configurar uma rede pra que ela seja utíl, devemos implementar os serviços de rede. Nas redes mais complexas, existe uma computador que é responsável por "Servir" diversos recursos, como também controlar o acesso a esses recursos, ele é chamado de Servidor. Um Servidor costuma concentrar vários serviços; compartilhamento de impressoras e arquivos, administrações de usuários, segurança de informações, compartilhamento de Internet, banco de dados, e vários outros.

Compartilhamento de arquivos e impressoras.

Com este serviço, podemos "enxergar" uma pasta ou impressora de um outro computador da Rede. O computador da rede que desejar acessar este serviço, deve localizar o computador e acessar os arquivos que estiverem compartilhados. É claro que cada sistema tem sua forma de compartilhar os arquivos.

No caso do Windows isso é feito ativando o Compartilhamento de arquivos e impressoras, na janela de propriedades do Ambiente de Rede. Na práticam quando eu quero acessar algum recurso de outro computador, tenho que entrar no Ambiente de Rede. Nessa janela aparecem os ícones de todos os computadores da rede que possuírem algum serviço instalado. Isto não significa que em todos eles é possível acessar alguma coisa, porque isso depende da configuração de cada computador.

Mas eu posso abrir cada um deles e ver o que tem disponível. Se houver uma determinada pasta de um computador que eu acesse com frequência, existe uma forma de disponibilizar esta pasta no computador Cliente, sem a necessidade de acessar todas as vezes o Ambiente de Rede: é o Mapeamento.

Mapeamento de Recursos.

Mapeamento é uma espécie de Link, que transforma um compartilhamento em um drive virtual no computador cliente. Por exemplo, se eu quero acessar o compartilhamento "Docs" do computador "balcão 1" com mais facilidade, eu mapeio esta pasta "Docs" e ela vai se transformar em uma unidade no meu computador, como "E:".

Assim, toda vez que eu quiser acessar os arquivos desta pasta basta acessar o drive E: do meu computador. Semelhantemente, o mapeamento de impressoras, cria uma impressora cirtual que eu posso usar como se fosse uma impressora conectada ao computador.

Obs: No caso do mapeamento de impressora, os drivers de dispositivo da impressora mapeada, também precisam ser instalados no computador Cliente, para que este possa imprimir corretamente.

Fazendo o compartilhamento.

Compartilhamento é a configuração feita em uma determinada pasta, tornando-a acessível pelos outros computadores. É possível ativar o compartilhamento para uma pasta e tudo que estiver armazenado dentro dela, estará dispónível. Existem duas possibilidades de acesso para o compartilhamento: Somente Leitura e Completa.

Na primeira, o computador que acessar esse compartilhamento poderá somente ler os arquivos ou pastas. No caso compartilhamento Completo o computador pode ler ou gravar. Podemos ainda defirnir uma senha de acesso para o compartilhamento.

Uma outra forma é escolher o tipo de acesso como "Depende da senha". Desta forma existem duas senhas, uma para acesso Completo e outra para Somente leitura. Logo que é feito o compartilhamento, as pasta muda seu ícone e aparece o desenho de uma mão em baixo dele, indicando que está compartilhada.

Valeu...até a próxima.

Nenhum comentário: