6 de junho de 2010

Desafio da TIC na sala de aula


As TIC na educação vêm sendo a ferramenta que auxilia muito professores em sala de aula por ser um recurso inovador e se tratar da realidade dos alunos fora da escola. Com a implantação de programas do governo as escolas estão sendo equipadas com computadores para atender as necessidades de alunos e professores de estarem se comunicando.
Muitos professores acham que o computador chegou para substituí-lo, mas isso não é verdade, o professor apenas adotará uma nova postura diante de sua turma, onde perderá o papel de um mero transmissor de conhecimentos passando a ser mediador, articulador de pesquisas e de trabalhos dentro e fora da escola.
Nada melhor para esse fim do que o uso da tecnologia de informação e comunicação, por possuir ferramentas que chamam atenção e são muito utilizadas pelos alunos. Mas na maioria das escolas o uso das tecnologias vem sendo um fracasso, pois tem muitos professores que não sabem lidar com esses tipos de recursos, estando assim muito atrás dos alunos. Para que essa novidade de certo, primeira é preciso que os professores saibam fazer uso das tecnologias na educação e não estar acomodado com o conhecimento que já tem, e sim procurar fazer cursos de informática, buscar sempre estar atualizado.
A escola não deve apenas fornecer os recursos para trabalho, mas como também dispor de cursos para professores, disponibilizar profissionais qualificado na área que possa auxiliar no trabalho com as TIC envolvendo os alunos. Também são necessários melhores salários que ofereçam condições de vida mais satisfatória, para os professores terem esses recursos tecnológicos em casa.
Muitos docentes ainda não se familiarizaram com o computador por não ter um em casa e não dispor de tempo para ir até as famosas lan houses.
Resolvido o problema de acesso do professor as TIC, o mesmo Dave usar da melhor forma possível para a construção de aprendizados do próprio e dos alunos de forma colaborativa e desenvolvendo assim uma melhor comunicação entre ambos.
Vídeo: Novas Tecnologias na Educação
Postado Livinha - 07:00 horas - 07.06.2010

Nenhum comentário: