9 de junho de 2010

LIVRO REAL?

Livro real traz conteúdo virtual. Entenda como!

A empresa Ubimark criou uma versão diferente do livro “Volta ao Mundo em 80 Dias”, de Júlio Verne, que permite acesso a hiperlinks, imagens e mapas virtuais.

A integração é possível por conta do uso de QR codes, espécie de código de barra que traz informações associadas a ele. É possível, por exemplo, incorporar um link, um áudio, um vídeo ou uma imagem ao código. Ele é decifrado por um software que trabalha junto à câmera do telefone celular. O browser do aparelho, então, acessa a página ou mostra a informação que está por trás daquele desenho. No caso do livro, há ainda alguns QR codes que levam a fóruns para discutir assuntos abordados na obra.

Dessa forma é possível aprofundar a leitura e dúvidas como “Onde fical tal lugar?” estão a apenas um clique. Basta focar o código de barras na página, que será lido, e o conteúdo aparecerá no celular para interação.

Até o momento, a versão com hiperlinks está disponível somente em inglês. Mas quem estiver curioso para ler, pode encomendar o livro no site CreateSpace por US$18. Já o software para leitura do código de barras pode ser baixado na Open Source QR Code Library.

Nenhum comentário: