3 de abril de 2011

9 ferramentas gratuitas para redes

Mercado oferece soluções sem custo para configuração, monitoramento, manutenção e segurança de redes.

Montar uma rede sofisticada e segura já não é mais privilégio de corporações que podem reservar um orçamento alto para esta área. As pequenas podem se beneficiar de ferramentas gratuitas, algumas de código aberto, que permitem aos administradores configurar, monitorar e garantir a segurança da infraestrutura de tecnologia sem gastar nada com software. Confira uma seleção de nove ferramentas que podem auxiliar as empresas nessa empreitada.


1 - Cacti
O Cacti oferece um framework gráfico completo para quase todos os tipos de dados. Inclui modelos para monitoramento de uma ampla variedade de dispositivos, desde servidores Windows e Linux a roteadores e switches Cisco. Coleções disponibilizadas por meio de colaboração cobrem uma variedade ainda maior de hardware e software. Esta ferramenta não tem comparação no mundo de software aberto ou comercial.
http://www.cacti.net


2 - IPCop
O IPCop roda em máquinas x86 e simplifica o ajuste graças a uma interface baseada na web e à utilização de três zonas de seguranças codificadas com cores para particionar a rede. Gráficos deslizantes em tempo real mostram o uso de CPU e de memória, enquanto relatórios informam estatísticas sobre o tráfego nas zonas vermelha, azul e verde.
http://www.ipcop.org


3 - Kamailio
O Kamailio é o servidor proxy de Protocolo de Iniciação de Sessão (SIP, da sigla em inglês) de código aberto, antes chamado de OpenSER. Utilizado com o software de PABX IP Asterisk mais um gateway para conexão com o mundo externo, o Kamailio traz importantes benefícios de gerenciamento de chamadas e escalabilidade. As grandes organizações obtêm os recursos de telefonia de que necessitam e também a segurança de que as chamadas de voz sobre IP (VoIP) sobreviverão a uma interrupção do Asterisk.
http://www.kamailio.org


4 - KeePass
O KeePass é um gerenciador de senhas que roda em Windows (e sistemas Mac OS X, Linux e BSD executando o Mono). As senhas de um usuário para todos os aplicativos e web sites são armazenadas em um único banco de dados criptografado e recuperadas com uma única senha-mestra, com um arquivo-chave armazenado em disquete, CD ou pendrive, ou com ambos. O próprio KeePass pode ser executado de um pendrive e vinculado a uma conta de usuário Windows. Entre outros recursos interessantes, o KeePass gera senhas aleatórias fortes.
http://keepass.info/index.html


5 - Nagios
O Nagios é praticamente tudo aquilo que um administrador de sistemas ou redes poderia querer de um pacote de monitoramento. A interface gráfica web é veloz e intuitiva, a retaguarda é extremamente robusta, as notificações via e-mail e SMS podem ser gerenciadas com grande nível de detalhamento e há plug-ins para um vasto leque de hardware e software – basicamente, tudo que diz respeito a IP. Mas o imenso arsenal de capacidades do Nagios pode apresentar uma curva de aprendizagem significativa. http://www.nagios.org


6 - Openfiler
O Openfiler é um SAN/NAS, baseado em rPath Linux, que combina escalabilidade e capacidade de gerenciamento de armazenamento com requisitos modestos de hardware. O Openfiler se comunica com discos rígidos em interfaces IDE, SAS, SATA, SCSI ou iSCSI e é compatível com hardware RAID e placas de interface de rede Ethernet populares, incluindo controladoras 10 Gigabit da Intel e da Broadcom. É um sistema de armazenamento robusto que demanda algum tempo para ser aprendido.
http://www.openfiler.com


7 - OpenNMS
O OpenNMS e o Zenoss, líderes em monitoramento corporativo de código aberto, compartilham muitos recursos avançados que os distanciam de soluções como o Nagios e o Cacti e os aproximam de produtos comerciais da HP, IBM e CA. Enquanto o Zenoss possui um conjunto de recursos mais amplo, graças a módulos proprietários, o OpenNMS é puramente código aberto. Os clientes recebem toda a funcionalidade avançada do OpenNMS gratuitamente, pagando somente por serviços de suporte ou treinamento.
http://www.opennms.org/wiki/Main_Page


8 - Puppet
O projeto Puppet está contemplando os administradores de sistemas com o poder do desenvolvimento open source e uma vasta biblioteca compartilhada de configurações de sistema. Descrito como “o cfengine de próxima geração”, o Puppet utiliza um servidor, um cliente e uma linguagem declarativa para expressar configurações de sistema, automatizando implementações de servidores, atualizações e outras tarefas administrativas comuns em Linux, BSD, Solaris e Mac OS X.
http://reductivelabs.com/trac/puppet/wiki/AboutPuppet


9 - Untangle
O Untangle reúne diversas ferramentas de código aberto, como SpamAssassin, ClamAV, Snort e filtro L7 capaz de oferecer de tudo: antispam, antivírus, antispyware, antiphishing, bloqueio de anúncios, filtragem de protocolos, firewall, prevenção de intrusão, VPN e, claro, roteamento com QoS. O Untangle provê até mesmo atualizações para aplicativos, assinaturas, filtros e listas de categorias, junto com bons relatórios.
http://www.untangle.com/home

Nenhum comentário: