Milhões de pessoas se interessam pela internet graças a Web. A interatividade proporcionada por ela é baseada na linguagem HTML (Hypertext Mark-up Language – Protocolo de transferência de Hipertexto).
Mas para que a Web realize sua função de meio de comunicação universal e interativo, será necessário que a execução online de programas tão interativos, quanto os utilizados em nossos computadores seja viabilizada. Várias tecnologias tentam responder a esse desafio, mas uma destaca-se por sua flexibilidade, pelas possibilidades que oferece e por sua adoção quase universal por programadores e fabricantes: É a tecnologia Java, desenvolvida pela Sun Microsystems.
A linguagem Java  foi desenvolvida com base na linguagem C ++ e é muito semelhante a ela. Por isso, a Java oferece uma série de vantagens.
Ela permite a criação de programas versáteis, que atendam a qualquer necessidade. Ela é ideal ao desenvolvimento de software para Web, por que o mesmo programa Java roda em qualquer tipo de computador: PCs rodando Microsoft, tipos de Unix, Macintoshes rodando o Mac OS, computadores de grande porte, supercomputadores e até computadores embutidos em outros equipamentos. Tal poder e universalidade baseiam-se na linguagem e ambiente Java.