10 de abril de 2011

Errei, e agora?

Todos cometemos erros. Alguns maiores, outros menores. Isso faz de nós humanos. Não podemos acertar o tempo todo.

O que lhe diferenciará de um mau profissional é não somente a quantidade e tipo de erros cometidos, mas também a forma como lida com eles.

É natureza humana, ainda mais em um ambiente de trabalho, querer negar o acontecido, seja "jogando dentro da gaveta" pra ver se definha, ou culpando outro por ato falho seu.

Não são no entanto atitudes de um bom profissional, e podem lhe causar sérios problemas caso sejam detectadas. Ficará com aquele "gosto amargo" de assunto mal resolvido, um "rabo preso" que poderá lhe assombrar mais à frente.
Como então lidar com erros no trabalho?

Apresente um plano para resolver o problema, e coloque a mão na massa, ao invés de simplesmente "lavar as mãos" e sair de fininho. Nada mais natural e esperado do que aquele que causou um problema esteja ativamente empanhado em resolvê-lo. Ainda assim, este tipo de atitude ainda é a exceção, não a regra, e contará portanto preciosos pontos a seu favor. 

Seja honesto com o seu superior. Seja você o portador da má notícia. Melhor ele ouvir de você do que de outro, até pelo fato de estar em controle da forma como a informação lhe é apresentada. Além disso, leve o plano que você bolou para resolver a situação. Melhor do que ser portador de uma má notícia apenas, é apresentá-la já com uma possível solução. 

Entre em contato com todos os que foram afetados pelo seu erro. Não precisa ser detalhista, conte o que aconteceu de forma mais geral, o que deixou de funcionar normalmente, o impacto causado, como a situação está sendo temporariamente contornada e o que será feito para sanar o problema. Peça por sugestões, importantes dicas e idéias podem surgir. 

Não tente colocar a culpa em outros. Este tipo de atitude é para adolescentes, e lhe fará parecer tudo menos profissional. Admitir e assumir culpa fará com que seja respeitado por alguns de seus colegas até. 

Pare de olhar para trás. O passado pode nos ensinar valiosas lições para não recorrermos em erros antigos, mas viver do passado não é benéfico. Auto-recriminação e pena de si mesmo não ajudam a resolver uma situação problemática. Ao invés disso, veja a próxima dica, que mostra como lidar corretamente com o acontecido. 

Prepare posteriormente, e divulgue, um documento sobre o que foi aprendido. É aquela velha história de buscar não se repetir erros passados. Se você não entende os erros que foram cometidos, irá repetí-los. Documente o problema, dando especial ênfase nas condições que levaram à sua ocorrência, e documente também o que foi feito para resolvê-lo e as precauções criadas para que não ocorra novamente. 

Faça um pequeno e sincero pedido de desculpas aos que foram mais indiretamente afetados pelo problema, caso tome conhecimento de repercussões mais amplas e distribuídas do problema causado, pois estes não estarão ativamente envolvidos por você no processo de solução e poderão assumir arrogância de sua parte. 

Procure focar o acontecido sob uma ótica positiva, de forma a mostrar que algo de bom pode ser extraído. Não foque no negativo. Veja o que de positivo pode ser tirado do acontecido, ou das ações colocadas em prática para resolver o problema. Podia ter sido de maior dimensão? Em pior horário? Foi rapidamente detectado? Permitiu rever procedimentos e ações falhas anteriormente não detectadas?

Não é um processo fácil. Mas pessoas organizadas e profissionais raramente passam por situações como esta, e quando passam devem manter o mesmo profissionalismo de sempre. Errar é humano. Errar duas vezes (errar novamente, no tratar do erro original) é burrice.

Nenhum comentário: