21 de julho de 2010

VISUAL BASIC
O BASIC surgiu já há algum tempo, foi o pontapé inicial na carreira de Bill Gates, quando largou a faculdade com um amigo para fundar a MICROSOFT e fazer em duas semanas um interpretador para o BASIC, primeiro produto a ser comercializado pela Microsoft. Por esta empreitada conseguiu que a IBM, que estava lançando o seu PC e não esperava tanto sucesso, a permissão para fazer o sistema operacional deste computador, o MS-DOS, que marcou o início do monopólio da Microsoft.
No Brasil, muita gente entrou em contato com ele na década passada com os finados computadores MSX, TK90X, TK2000 e CP500, que o utilizavam como linguagem de programação. Nesta época era comum nos programas o uso descarado e extensivo do comando GOTO, que tornava um programa de algumas dezenas de linhas muito confuso e ilegível.
Quando o Windows se tornou padrão, pensava-se que a programação para este ambiente só seria possível com linguagens como C, sendo impossível alguma pessoa com pouca experiência fazer um programa por mais simples que fosse. Foi aí que surgiu o VB, com um novo BASIC, não mais aquele confuso, mas um estruturado e bem mais poderoso. Tornou-se a linguagem mais utilizada em todo o mundo, sendo considerada uma das causas do sucesso do Windows. Hoje, temos em torno de 3 milhões de desenvolvedores de Visual BASIC.
Escrito originalmente em 1987 por Alan Cooper (através de um programa com nome Ruby, que unido ao Quick BASIC deu origem ao Visual BASIC). Foi lançado em 1991 com a versão 1.0. Em outubro de 1992 veio a versão 2.0. Está atualmente, na versão 6.0.
Eu, particulamente, acho o Visual Basic, o Ambiente mais fácil de programação existe nos dias atuais, e um dos mais poderosos para desenvolver qualquer tipo de aplicativo.

Visual Basic 5.0 CCELogo abaixo está o Visual Basic 5.0 CCE, onde não é possível apenas "Compilar" o arquivo para executável(*.exe)
Ambiente
Tamanho
» Visual Basic 5.0 CCE
7,13 MBApostilasPara baixar a apostila de Visual Basic para iniciantes, clique AQUI ou Para baixar o Livro Visual Basic 5.0 "Passo a Passo" para iniciantes, clique AQUI ou Download Apostila de Visual Basic para iniciantes Download Livro: "Visual Basic 5.0 "Passo a Passo""

Nenhum comentário: