11 de julho de 2010

Zotac Mag é alternativa barata ao Mac Mini


Desktop com processador Atom e chip gráfico Ion faz bonito ao lado da TV


Se mesmo as opções mais baratas de media center ainda estão fora do seu orçamento, um computador com plataforma Atom e placa de vídeo Ion, como o pequeno Zotac Mag, pode cair como boa alternativa na sala, ao lado da televisão. Esse micro tem visual de tocador de vídeo e configuração de netbook topo de linha, com desempenho suficiente para rodar filmes em full HD e jogos leves. Ele está custando 1.299 reais, 700 reais mais barato que o Mac Mini, seu concorrente de grife.

Um grande diferencial do Zotac em relação ao micrinho da Apple é a conexão HDMI, que transmite conteúdo em alta definição para a TV, utilizando apenas um cabo para passar áudio e vídeo ao mesmo tempo. Durante nossos testes de desempenho no INFOLAB, conseguimos reproduzir um vídeo em 1.080p via HDMI num monitor, enquanto outro rolava um filme em 720p pela porta VGA. No começo, deu uma pequena engasgada, mas em poucos segundos passou a funcionar tranquilamente.

A configuração do brinquedo é a seguinte: processador Intel Atom 330, de 1,6 GHz, memória RAM de 2 GB e disco rígido de 160 GB. O chip gráfico é o NVIDIA Ion, um modelo de baixo consumo e com performance equivalente à de uma GeForce 9400. São 256 MB de memória dedicada para vídeo. Nos testes, o computador fez 1.412 pontos no 3DMark06, 2.352 no PCMark05 e teve Índice de Experiência de 3,2 no Windows 7 de 32 bits. No entanto, o PC vem sem sistema operacional instalado.

11/07/2010.

Nenhum comentário: