5 de setembro de 2010

Como bloquear Orkut e outros sites

Para aqueles administradores que precisam bloquear sites como orkut e de bate papo existe uma técnica para impedir o acesso a sites sem instalar programa nenhum. O procedimento consiste em uma simples alteração no arquivo HOSTS do windows e que pode ser implementado nas versões XP, VISTA e SEVEN.



Primeiro de tudo você deve saber o IP do site que será bloqueado. Utilizarei o Orkut como exemplo. Para saber o IP acesse o menu Executar, digite cmd. O prompt de comando se abrirá, digite ping www.orkut.com (com espaço).


O IP que aparece no resultado do ping é justamente o IP do site www.orkut.com. Apartir disso você já pode começar a editar o arquivo HOSTS. Pois será necessário inserí-lo juntamente com a url. Veja como:

Para editar o arquivos HOSTS acesse o caminho no seu computador: C:Windows\system32\drivers\etc. Após entrar na pasta procure o arquivo e abra-o com o notepad.


Para começar coloque o símbolo jogo da velha (#) no início e em seguida o IP do site seguido de sua URL. E no final do arquivo insira o ip 127.0.0.1 seguido novamente da URL. Salve o arquivo e faça o teste. Ao tentar acessar o orkut pela URL cadastrada o navegador deverá exibir uma mensagem negando o acesso. Este procedimento poderá ser realizado para outros sites também, experimente.

Nenhum comentário: