12 de setembro de 2010

Limitações dos servidores virtuais

Voltamos a falar de Servidores Virtual

Limitações dos servidores virtuais

Os benefícios dos servidores virtuais podem ser tão atraentes que é fácil esquecer que a técnica apresenta limitações. É importante que um administrador de rede pesquise a virtualização de servidores em relação à sua arquitetura de rede e necessidades, antes de tentar desenvolver uma solução.

Para os servidores dedicados a aplicativos com alta demanda de poder de processamento, a virtualização não é uma boa escolha. Isso acontece porque ela essencialmente divide o poder de processamento do servidor entre os servidores virtuais. Quando o poder de processamento do servidor não é capaz de atender às demandas do aplicativo, o sistema inteiro perde velocidade. Tarefas que não deveriam demorar podem levar horas e o pior é que o sistema pode travar caso o servidor não atenda às demandas de processamento. Os administradores de redes devem estudar com atenção o nível de uso das CPUs antes de dividir um servidor físico em diversas máquinas virtuais.

Também é insensato sobrecarregar a CPU de um servidor pela criação de número exagerado de servidores virtuais em uma mesma máquina física. Quanto mais máquinas virtuais um servidor físico sustentar, menor o poder de processamento recebido pelos servidores virtuais. Além disso, os servidores físicos têm limites de espaço em disco. O número exagerado de servidores virtuais pode restringir a capacidade de armazenagem de dados.

Outro limite é a migração. Atualmente, só é possível migrar um servidor virtual de uma máquina física para outra caso ambas as máquinas físicas utilizem processadores do mesmo fabricante. Caso uma rede use um servidor que opera com processador Intel e outro que opera com processador AMD, é impossível migrar com um servidor virtual de uma máquina para a outra.

Por que um administrador desejaria realizar uma migração de servidor virtual? Caso um servidor físico requeira manutenção, a migração de servidores virtuais para outras máquinas pode reduzir o período de inatividade de aplicativos. Se a migração não for possível, todos os aplicativos que operem nos servidores virtuais que uma máquina física hospeda estariam indisponíveis durante a manutenção.

Independente das limitações, muitas empresas estão investindo em servidores virtuais. À medida que a tecnologia de virtualização avança, a necessidade de grandes centrais de dados pode cair. O consumo de energia e a produção de calor pelos servidores também podem se reduzir, o que torna o uso dos servidores não só mais atraente do ponto de vista financeiro como mais ecológico. Conforme as redes começam a usar porção maior do potencial dos servidores, as redes de computadores poderão se tornar maiores e mais eficientes. Não é exagero dizer que os servidores virtuais podem resultar em uma completa revolução no setor de computação, mas teremos de esperar para ver.

*************************************************************************************
* Você está servido?
É possível que boa parte de nossas necessidades diárias de computação venham a ser atendidas por meio de uma conexão de rede, com servidores virtuais oferecendo aplicativos e armazenagem. Como resultado, o mercado de hardware para o consumidor pode mudar. Não seria mais preciso o mais rápido dos PCs, acionado pelo mais recente software. Uma rede remota de servidores virtuais poderia cuidar de todo o processamento e seria necessário um terminal simples de rede para acesso.
**************************************************************************************

Para aprender mais sobre virtualização de servidores e outros tópicos, você pode conferir nas próximas postagens... Em breve...

Nenhum comentário: