16 de setembro de 2010

O futuro é javascript




Pode parecer estranho dizer que o futuro dependerá de uma linguagem script, criada pelo programador Brendan Eich, na época do finado Netscape Navigator. Mas esta é a verdade. O ambiente gráfico e plataforma de desenvolvimento Gnome, um legítmo projeto GNU, prevê para o começo de 2011 o lançamento do Gnome 3.0. O futuro começou a ser desenhado pelo Gnome Shell.


O interessante desta plataforma é a possibilidade de criar aplicações gráficas com poucas linhas de código. É uma mistura da biblioteca Clutter (OpenGL), utilizada também pelo Chromium OS, MeeGo e Maemo, com as bibliotecas do Gnome, via GObjectIntrospection. Já tinha testado o Gnome Seed, mas fiquei impressionado com o potêncial do Gnome Shell. Não é exetamente novo, mas está cada vez mais polido.

Se você está ansioso para ver como funciona, é possível se aventurar seguindo os comandos de instalação do roteiro oficial. Há também vídeos para entender melhor a arquitetura.

Vale mencionar que esta turma não brinca em serviço. O evento GUADEC (GNOME Users and Development European Conference), que se encerra hoje, é o primeiro evento no mundo a fazer transmissão ao vivo usando o codec WebM.

Nenhum comentário: