24 de setembro de 2010

O que falta para o casamento entre vagas e candidatos em TI

O que falta para o casamento entre vagas e candidatos em TI

Ao mesmo tempo que CIOs têm dificuldade em preencher vagas, muitos profissionais de TI andam por aí à caça de emprego, sem encontrá-lo. Por quê?
“Caro Bob,
Li mais de uma vez que os CIOs têm problemas em contratar pessoas qualificadas. Também li mais de uma vez que profissionais de TI fora do mercado têm dificuldade de encontrar trabalho.
Como essas duas situações podem ocorrer ao mesmo tempo?
Sr. Curioso”
Caro Sr. Curioso,
A resposta não é tão complicada, e serve de guia para qualquer um em TI que queira fazer sua carreira durar.
Os CIOs têm tido dificuldade de encontrar pessoal qualificado – isto é, pessoas com as habilidades específicas necessárias para cuidar dos negócios da empresa. Isto é mais verdadeiro em relação às aplicações que às áreas de operação (essa conclusão tem base nas conversas que tive e não em um estudo formal de estatística).
Para os CIOs, trata-se de um monstro de duas cabeças. Não há candidatos suficientes com experiência nas tecnologias e metodologias (já não tão) novas, usadas para construir aplicações modernas (Java, .Net, SOA, Agile/Scrum e assim por diante); também não há gente ambiciosa disposta a trabalhar com tecnologias legadas como Cobol e CICS.
Na verdade, duvido que haja escassez de profissionais que saibam Cobol e suas tecnologias associadas. Mas, na média (sim, é uma generalização), as pessoas que buscam esses trabalhos querem mais é navegar ao sabor do vento do que dar força total ao motor. Eles podem ter as habilidades certas, mas ter a atitude desejada é outra coisa. Os ambiciosos querem cargos que lhes dêem experiência em novas tecnologias e metodologias.
Quanto ao profissional de TI que está fora do mercado, a questão é outra. As vagas – sejam de que tipo for – estão por aí. O que acontece, a meu ver, é uma confluência de tendências:
1::Mais sofisticação nas contrataçõesOs gerentes de TI começaram a notar a importância de contratar funcionários excelentes. Muitos desejam manter suas vagas abertas por mais tempo para evitar a contratação de um candidato medíocre.
2::Mudanças na gestão de carreiraFoi-se o tempo em que os empregadores assumiam a responsabilidade pelas carreiras de seus funcionários, oferecendo oportunidades de desenvolvimento, incluindo treinamento em novas tecnologias, como parte implícita do contrato social com seus empregados. Isso não existe mais. Ou os empregados tomam a responsabilidade por manter suas habilidades atuais, ou se tornam obsoletos.
3::Valor reduzido da experiênciaAntigamente, um desenvolvedor experiente – digamos, um programador Cobol – poderia ser bem sucedido em uma vaga que exigisse uma linguagem diferente (PL/1, talvez) com muito pouco tempo de adaptação. Isso acontecia no tempo em que as linguagens não eram tão amarradas a metodologias inteiramente novas.
Com o advento das tecnologias de objeto, isso mudou. Para ser bem sucedido em OO, os desenvolvedores precisam compreender metodologias e filosofias de análise e projeto totalmente diferentes; em SOA houve um impacto parecido.
Como resultado, a experiência genérica vale menos do que costumava valer no mercado de TI.
4::Competição globalNão é segredo para ninguém que todo profissional de TI compete agora com o mercado de trabalho global, que aplica pressões redutoras nos salários e aumenta a competição por vagas em aberto.
Não estou fazendo mais amigos ao dizer que as vagas estão por aí. Os desenvolvedores sem emprego estão desempregados por alguma razão. Eles não mantiveram suas habilidades atualizadas; eles não aprenderam a vender bem a si mesmos nas entrevistas de emprego; e em alguns casos eles estão simplesmente do lado errado da curva do sino – pessoas que escolheram a seara errada e não conseguiram boas colocações.
Em algum lugar há um estudante de MBA em busca de um tema de pesquisa que poderia provavelmente ir além das minhas impressões e oferecer provas sólidas. Enquanto isso não ocorre, esta é a melhor resposta que poderia dar.


Por: http://idgnow.uol.com.br/carreira/2010/09/14/artigo-o-que-falta-para-o-casamento-entre-vagas-e-candidatos-em-ti/

Nenhum comentário: