1 de setembro de 2010

A Fabricação da Fibra Óptica e seu mapa pelo Mundo

A Fibra Óptica são fios de vidro puro, tão finos quanto um simples fio de cabelo, eles transmitem informações digitais ao longo de grandes distâncias muito mais rápido do que nosso convencional cabo de rede metálico. O curioso é o mode como são fabricadas as Fibras Ópticas, neste vídeo que foi produzido pelo Discovery, você poderá ver todo o processo de fabricação da Fibra Óptica.



E quais as principais aplicações da Fibra Óptica?

A Fibra Óptica percorre praticamente todos os oceanos do mundo. Com um diâmetros próximo de 60 mm , os cabos percorrem mais de 10 mil Km de distância na sua grande maioria, impossível para um cabo metálico de rede metálico. Dados curiosos mostram que apenas 29% da capacidade total de transmissão dos cabos são utilizados, e mais de 70% é de tráfego de Internet.

A Fibra óptica está encurtando distâncias e revolucionando telecomunicações cada vez mais, elas são capazes de transportar centenas de milhares de ligações telefônicas de uma só vez. São 4,5 bilhões de chamadas diárias trocadas entre mais de 150 países nos 5 continentes.

No fim de janeiro, Índia, Egito e países do Oriente Médio viveram momentos de apreensão em razão de uma falha nesse sistema. Durante quase duas semanas, esses locais tiveram problemas no acesso à internet e telefone, devido ao rompimento de alguns desses cabos de Fibra Óptica.

Bom, por último deixo a imagem abaixo que mostra o mapa de cabos de Fibra Óptica instaladas no fundo dos oceanos.

Fonte: [webdig]

Nenhum comentário: