27 de maio de 2010

Bolsas de Estudo

Cursar uma faculdade é o sonho de muitos estudantes que vêem a universidade como a principal chance para melhorar de vida, afinal, o mercado de trabalho atual é bastante exigente e quem não passa pela academia fica atrás na corrida por um bom emprego. Mas as vagas em instituições públicas são escassas e muitas vezes passam à frente aqueles que tiveram oportunidade de estudar e se preparar melhor em escolas particulares.

Se depois da maratona de provas em universidades públicas você não conseguiu aprovação é hora de partir para o “plano B”, a faculdade particular. O preço exorbitante das mensalidades tem deixado estudantes fora das instituições, mas a boa notícia é que o valor alto dos cursos pode ser amenizado com o auxílio de bolsas ou financiamentos.

Além do PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS (ProUni), já explorado pelo Vestibular Brasil Escola, existem outras possibilidades de auxílio ao estudante do ensino superior. Nesta seção você ficará por dentro das principais formas de abatimento no valor da mensalidade.


http://prouniportal.mec.gov.br/ PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS (ProUni)

O Programa de Financiamento Estudantil (FIES), operacionalizado pela Caixa Econômica Federal, é destinado a subsidiar a graduação de estudantes matriculados em instituições particulares que não tenham condições de bancar os estudos.

A universidade pretendida deve ser cadastrada no programa e ter avaliação positiva frente ao Ministério da Educação (MEC). É considerado conceito positivo aqueles cursos que obtiveram nota maior ou igual a três na edição mais atualizada do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE).

A concessão do financiamento obedece a uma ordem de prioridade:

• Bolsistas parciais de 50% do Programa Universidade para Todos (ProUni);
• Estudantes beneficiários de bolsas complementares matriculados em cursos considerados prioritários;
• Estudantes beneficiários de bolsas complementares matriculados nos demais cursos;
• Estudantes matriculados em instituições de educação superior que tenham aderido ao ProUni;
• Demais estudantes matriculados em Instituições de Ensino Superior que não tenham aderido ao ProUni.

Para efetuar a inscrição, o estudante deve acessar este site

ATENÇÃO: não é concedido financiamento pelo FIES a cursos superiores ministrados na modalidade de ensino a distância.



O estudante pode pagar 50% da mensalidade em até o dobro do tempo do curso.

Para consultar todas as faculdades cadastradas no PRAVALER, clique aqui.


Projeto BITEC - Programa de Bolsas de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico às Micro e Pequenas Empresas (BITEC) é uma parceria entre o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), o Serviço Nacional de Aprendizagem Indistrial (SENAI) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) que beneficia estudantes de cursos superiores com bom desempenho estudantil.


Bolsas Específicas -

As universidades públicas oferecem programas de bolsas para atender estudantes de baixa renda familiar, geralmente estes auxílios contemplam as necessidades de alimentação e moradia. Regras

A bolsa carência é concedida a alunos comprovadamente carentes e garante a gratuidade, integral ou parcial, das despesas com alimentação dentro da instituição durante o período letivo. A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) oferece o benefício a estudantes que estagiam no Campus Universitário com uma carga horária de 12 horas semanais. Na Universidade Federal de Viçosa (UFV), os alunos bolsistas desenvolvem atividades nas áreas administrativa, de ensino ou de pesquisa, num total de 6 horas ou 4 horas semanais, para bolsa integral ou parcial, respectivamente.

Outras instituições como a Universidade de Brasília (UnB) disponibilizam restaurantes subsidiados, que oferecem refeições bem mais em conta, são os Restaurantes Universitários (RU) que atendem os alunos classificados no Programa de Bolsa Alimentação.

Alunos que apresentam rendimento escolar comprovadamente satisfatório e auxiliam os professores em tarefas didáticas, inclusive na preparação de aulas e trabalhos escolares, nas realizações de trabalhos práticos e experimentais, compatíveis com o grau de conhecimento e experiência na disciplina, são contemplados pela monitoria remunerada.

Existe ainda a possibilidade de solicitar moradia em alojamentos através do programa de Bolsa Moradia. A opção é para estudantes que vêm de fora e não têm condições de pagar aluguel. A Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) possuem instalações nos seus próprios campi.

Seleção

Para pleitear as bolsas, o estudante deve procurar a secretaria da instituição onde estuda ou pretende ingressar para saber das normas e prazos definidos para cada tipo de benefício, sendo a situação dos solicitantes avaliada considerando-se os indicadores socioeconômicos.

Em face das restrições financeiras pelas quais vem passando as universidades públicas brasileiras, os estudantes devem prevenir-se para um período de espera entre a entrada e a concessão do pedido, que pode demorar de um a dois semestres letivos.


Bolsa Filantrópica -

As universidades comunitárias ou confessionais, aquelas que atendem a orientação confessional e ideologia específica, são obrigadas por lei a fornecer bolsas de estudo a alunos carentes. As instituições de ensino superior sem fins lucrativos são voltadas para ações educacionais de caráter social e, por isso, revertem parte de seu lucro para atividades de educação e assistência social, como bolsas de estudo, atendimento gratuito em hospitais, auxílio jurídico, entre outras.

Regras e Seleção

Cada instituição determina suas regras para a concessão de bolsas de estudo. Na Universidade Presbiteriana Mackenzie, a bolsa cobre de 25% a 100% da mensalidade. Como não se trata de empréstimo, os alunos não precisam devolver o benefício à escola e a seleção dos bolsistas atende a critérios socioeconômicos.

Na Mackenzie, o Departamento de Responsabilidade Social oferece um programa de bolsa ao aluno carente de recursos financeiros, de acordo com suas necessidades, ajudando-o a pagar seus estudos, enquanto regularmente matriculado nas suas unidades e com bom desempenho acadêmico. A triagem envolve análise de documentos, entrevista e, possivelmente, uma visita da assistente social da instituição à casa do aluno.

A PUC-Rio distribui bolsas para alunos que apresentam dificuldade financeira comprovada. Hoje em dia, a Vice-Reitoria Acadêmica da instituição oferece a bolsa Desempenho Vestibular, a qual contempla os melhores colocados nos processos de seleção (Vestibular e ENEM) e a Bolsa Prêmio, que dá 50% de isenção nos quatro últimos meses do semestre ao aluno com mais de 24 créditos e que tenha obtido pelo menos 18 créditos no período anterior. A instituição oferece, também, bolsas em convênio com órgãos governamentais, benefícios sociais e financiamentos junto a órgãos do governo, como o FIES e o ProUni.

Funadesp

A Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular (Funadesp) é uma instituição que visa apoiar o desenvolvimento das instituições de ensino superior de todo o Brasil. As integrantes desta missão são classificadas como: instituidoras, conveniadas, parceiras e representativas. Veja aqui a relação de instituições participantes.

Através de convênios entre as instituições, a Funadesp desenvolve programas de bolsas de estudo e de pesquisa. Podem participar estudantes, professores e pesquisadores de instituições que tenham firmado convênio com a Funadesp.

ABRUC

A Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (ABRUC) reúne atualmente 54 instituições de ensino superior sem fins lucrativos. Com o objetivo de promover, consolidar e defender os conceitos de universidade e centro universitário comunitários, a ABRUC tem atuado no cenário educacional brasileiro, participando de diversos fóruns oficiais e organizando eventos e seminários em todo o país.


Bolsa Universidade Escola da Família -

O benefício é oferecido pelo governo do Estado de São Paulo por meio do Programa Escola da Família. A finalidade é conceder bolsas de estudo em faculdades particulares a alunos de baixa renda em troca do desenvolvimento de atividades aos sábados e domingos por estes estudantes.

O objetivo do programa é abrir as escolas, nos finais de semana, transformando-as em centros de convivência com atividades nas áreas esportiva, cultural, saúde e de qualificação para o trabalho. A idéia é desenvolvida em parceria com 234 Instituições de Ensino Superior Particulares.

Esse convênio garante aos universitários 100% de gratuidade no custeio de seus cursos, sendo 50% da mensalidade paga pelo Estado (limitada a um teto de R$ 267 por mês, renovável semestralmente) e o restante financiado pela própria faculdade. Os estudantes contemplados pela bolsa regressam à origem – a escola pública – e contribuem para o crescimento da comunidade local.

Regras

Somente alunos que tenham cursado os três anos do Ensino Médio em escolas da Rede Estadual e Municipal do Estado de São Paulo, mais alguns casos especiais dão direito à bolsa, são eles: estudantes que tenham feito Cefam (Centros Específicos de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério), E.T.E. (Escola Técnica Estadual), formandos do Programa Escola da Juventude e Supletivo Presencial Obrigatório (desde que seja em escola estadual ou municipal).

O candidato deve estar regularmente matriculado em um curso de graduação de Instituição Privada de Ensino Superior conveniada com o Programa, além de não estar recebendo outro benefício para custeio da mensalidade do curso superior e, principalmente, ter interesse e disponibilidade para participar das atividades do Programa Escola da Família.

Alunos que tenham estudado em escolas federais ou particulares, mesmo com benefício de bolsas e que tenham feito exame do CESU (eliminação de matérias) não podem concorrer à bolsa oferecida pelo Programa Bolsa Universidade.

Inscrições

Os pedidos podem ser feitos pela internet dentro do período de solicitação de bolsas, que é anunciado uma vez a cada mês por meio de notícias publicadas no site da Escola da Família. O candidato deve fazer seu cadastro informando o seu número de CPF, preenchendo os campos e gravando as informações ao término de cada página.

Ao fim do procedimento será emitido um protocolo de inscrição, que deverá ser impresso e entregue juntamente à documentação descrita no protocolo na Diretoria de Ensino escolhida.

Beneficiados

Em torno de 13 mil universitários paulistas dedicam seus finais de semana ao Programa Escola da Família e, em contrapartida, têm seus estudos custeados pelo programa de concessão de bolsas de estudo.

Saiba mais sobre o Bolsa Universidade Escola da Família acessando o site do Programa.

Fonte: Brasil Escola

Nenhum comentário: