16 de maio de 2010

Placas de vídeo: o que saber antes de comprar

Elas estão disponíveis em vários modelos, característicias, capacidades e opções. Saiba o que levar em conta na hora da escolha.




As placas aceleradoras gráficas não são úteis apenas para quem curte games, mas também para rodar gráficos complexos e reproduzir vídeos em alta definição.

Além disso, elas podem ajudar o Windows Vista a executar algumas funcionalidades, como sua interface Aero, por exemplo, ou permitir que outros software possam ser executados mais facilmente, além de ficarem graficamente mais bonitinhos.

As placas de vídeo comercializadas atualmente prometem um número maior de frames por segundo (fps), melhor qualidade de imagens e muitas outras funcionalidades. Mas será que elas entregam o que prometem?

Fabricantes de chips e placas de vídeo costumam atualizar seus produtos a cada seis meses. Fazem isso para viabilizar o desenvolvimento de games para PC mais complexos e realistas.
Mas esses jogos não são o único atrativo. Usuários que desejam utilizar dois ou mais monitores, portas DVI para displays flat, TV e/ou rádio FM, e conexões de vídeo – como S-vídeo , vídeo componente e até HDMI – devem ter em vista que vão precisar de uma placa gráfica mais cedo do que imaginam.

CARACTERÍTICAS PRINCIPAIS
InterfaceAs placas de vídeo atuais vêm com uma interface PCI Express para se conectar no slot correspondente na placa-mãe. Não se pode plugar uma placa PCI Express em um slot AGOP e vice-versa. Placas de vídeo PCI Express têm taxas de transferência de dados maiores do que as AGP (teoricamente, 16x e 8x, respectivamente). Vale ressaltar que a maioria das novas placas gráficas são PCI.

Processador de gráficos (GPU)Os chips de gráficos de hoje conseguem lidar muito bem com vídeos 3D sofisticados em full-motion, graças aos avançados processadores gráficos, fabricados, na maioria dos casos, pela nVidia e ATI. A velocidade que uma placa pode mostrar elementos gráficos – medida em frames por segundo (fps) – dá uma boa noção de sua performance. Jogos com efeitos em 3D – como sombras, transparências ou grandes variações de iluminação – são um desafio, pois elevam a quantidade de fps.

DirectX 10Placas de vídeo mais baratas fazem um bom trabalho com jogos antigos. Placas um pouco mais caras são capazes de produzir mais frames a uma resolução intermediária, e uma quantidade aceitável de frames em uma resolução mais alta, permitindo seu uso com uma boa parte dos jogos existentes atualmente.
No entanto, para jogar games em DirectX 10, o usuário com certeza desejará ter uma placa que agüente aceleração de hardware em DirectX 10. Isso porque a tecnologia promete aplicativos mais ricos visualmente e games mais realísticos, mas exige um hardware compatível.As primeiras placas DX 10, baseadas na GeForce 8800 da nVidia, custam pelo menos mil reais.
Os modelos GeForce 8500 (preços apartir de 500 reais) e 8600 GT (a partir de 600 reais) são mais em conta.

A ATI anunciou seus primeiros cards DX 10, incluindo a Radeon HD 2900 XT ( cerca de 1.400 reais), a Radeon HD 2400 (menos de 200 reais) e a Radeon HD 2600 (com preços apartir de 350 reais).

Usuários de laptop podem agora escolher placas específicas para esses dispositivos, como a Mobility Radeon HD 2000 (ATI) ou as GeForce 8400M e 8600M (nVidia).
MemóriaQuando se usa o PC para tarefas que exigem grande desempenho gráfico, as informações necessárias para mostrar as imagens são armazenadas na memória RAM. Por essa razão, será necessário reservar memória – muita memória - exclusivamente para esse fim, de forma a poder encarar a complexidade e a riqueza que os atuais games exigem.
Quanto mais complexo o game ou a imagem que se está vendo, mas memória será necessária. Já é possível encontrar placas acessíveis com pelo menos 256 MB de SDRAM DDR3 (algumas podem ainda vir com 256 MB de SDRAM DDR2).
Use esta quantidade como a mínima em sua placa já que, para o Windows Vista, a recomendação inicial da Microsoft é ter pelo menos uma placa de vídeo com 128 MB de memória para rodar a interface Aero do novo sistema operacional.
As melhores placas de vídeo têm entre 256 MB e 512 MB de memória. Placas mais novas já oferecem DDR4 SDRAM, teoricamente mais rápidos.
Para jogos mais antigos, 128 MB é o suficiente, mas não espere uma boa quantidade de frames com games novos ou em resoluções acima de 1.600 por 1.200 pixels. Nesse caso, o melhor é obter uma placa com pelo menos 256 MB de memória de vídeo.
A maior parte dos jogos atuais não exige mais do que essa quantidade de memória. Mas, se o bolso permitir, opte por mais memória agora em vez de ter de trocar a placa para quando as novas gerações de games chegarem.
Algumas placas de vídeo que são integradas à placa-mãe usam a memória principal do sistema, reduzindo o total de memória disponível para o sistema operacional. Computadores mais baratos com CPUs menos potentes, como o Celeron da Intel, geralmente têm subsistemas gráficos integrados.

Apesar de PCs que usam chips integrados fazerem um trabalho aceitável com aplicativos típicos – como suítes de escritórios ou jogos mais simples –, eles ficam devendo a memória extra necessária para games sofisticados.

Saídas para monitores Todas as novas placas de vídeo oferecem duas saídas para monitor.
Algumas têm uma DVI (digital) e uma VGA (analógica); outras, duas DVI. A interface digital proporciona o melhor sinal para uma tela LCD digital; no entanto, a saída VGA permite conectar um leque maior de monitores, principalmente modelos mais antigos. Saiba que é possível ligar um monitor VGA a uma porta DVI, desde que se utilize um adaptador.
Melhorar execução de vídeo As placas mais novas incluem tecnologias – como a Avivo (ATI) e PureVideo (nVidia) – que otimizam a reprodução de DVDs, particularmente em alta resolução.
Suporte HDCP (High-Bandwidth Digital Content Protection) Para uma placa de vídeo ser capaz de rodar um disco HD DVD ou Blu-Ray, ela precisa suportar HDCP para decodificar a proteção de copyright dos estúdios.
O HDCP é um assunto complexo, uma vez que o GPU, a placa de vídeo, o monitor e até o tocador de DVD devem – todos - ser compatíveis com ele. Caso contrário, não será possível obter resolução máxima.
Alguns cartões gráficos alegam ter compatibilidade com HDCP nas suas especificações, ou gabam-se de ter saída para HDTV. Entretanto, não são capazer de executar o HDCP de fato.
Tenha em mente que apenas a execução real merece ser reconhecida como tal.
Por isso, considere uma placa baseada em GPU nVidia GeForce 7 ou GeForce 8-series com drivers PureVideo HD; ou então em uma ATI Radeon X1650.
Mesmo se uma placa tiver um desses chips, isso não garante que ela execute HDCP. No caso da nVidia, por exemplo, apenas as placas certificadas recebem a chancela PureVideo HD.
Entrada/saída S-Vídeo A porta de saída de S-Vídeo permite que se envie sinal de vídeo a uma TV, projetor, ou outro dispositivo de exibição. Com ela é possível, por exemplo, conectar uma filmadora digital ao PC. Aliás, a placa trouxer a inscrição VIVO (Video In Video Out), ela per mite entrada e saída de vídeo por meio de um conector único.

Entrada/Saída CompositePortas composite cumprem o mesmo papel que as portas S-Video, mas numa qualidade de vídeo claramente inferior. Em todo caso, as portas composite são particularmente fáceis de usar com equipamentos velhos, que podem não funcionar com a S-Video. Muitas placas que fornecem porta S-Vídeo vêm com um cabo adaptador de S-Vídeo para Composite.

Sintonização de TV Se você quer assistir e/ou gravar TV em seu PC, vai precisar de uma placa de vídeo com um sintonizador de TV.

Overclocking Rodar um processador gráfico mais rápido do que a velocidade especificada pelo fabricante é bem comum entre os fanáticos por PC e por games.

Apesar do risco de superaquecimento, quando feito dentro dos limites de segurança especificados pelo vendedor, é uma maneira viável de conseguir aumentar o desempenho de uma placa de nível intermediário. Algumas placas até já vêm de fábrica com overclocking - a BFG Technologies é uma delas; outras são acompanhadas de kits de softwares de overclocking.

Mas há fabricantes, como a ATI, não apóiam a prática oficialmente. Por isso, leia sempre as instruções do fabricante antes de tentar um overclocking, e evite perder a garantia de sua placa.
AntialiasingA maioria das placas de vídeo oferece o recurso antialiasing, responsável pela suavização e arredondamento das bordas de imagens em 3D, característica muito útil para baixas resoluções.

No entanto, ativar essa função pode fazer diminuir a quantidade de frames. Assim, os gamers dever optar ou por imagens mais vistosas ou por uma performance mais rápida.
Suporte para Dual-card Rodar duas placas de vídeo simultaneamente em um PC é extremamente atraente para gamers que querem a melhor performance gráfica possível para seus games pesados.

Para rodar duas placas, tenha certeza de que você tem uma placa-mãe que suporte tanto a tecnologia Scalable Link Interface – SLI (nVidia) quanto a CrossFire dual-board (ATI). Para o segmento high-end, uma configuração com duas placas faz todo o sentido.

Quad SLI A tecnologia Quad SLI da nVidia permite que se combine quatro chips de vídeo em um único sistema, o que só era possível em equipamentos de ponta. Ela permite obter resoluções incríveis em games, tais como 1.920 por 1.200, ou 2.560 por 1.600 que combinadas aos recursos antialiasing e de anisotropic (que melhora a visualização de texturas) tornam a experiência realmente incrível.

ESPECIFICAÇÕES
As placas gráficas são oferecidas com uma gama enorme de características. Mas o que realmente importa são a interface, ochipset e a memória, assim como qualquer porta que se possa precisar.
Veja abaixo o que é fundamental, importante ou de média importância na hora da compra.
Fundamental Bus - A maioria dos PCs hoje em dia tem a PCI Express, mais rápida, em vez dos velhos slots AGP, mas escolha aquele que se conectar com seu computador.
Importante Chip Set - Depois da interface, decidir sobre o chipset e sua próxima grande decisão.
Veja na nossa lista das melhores placas para ter uma idéia de como funcionam diferentes chipsets. Memória de vídeo (RAM instalada) - Com mais memória de vídeo, a placa pode armazenar mais dados de imagens; o resultado é uma reprodução mais rápida de texturas e gráficos em 3D. Velocidade do Clock do processador de gráficos - A associação de altíssimos custos com processadores top-de-linha, não é mais um termômetro absoluto de performance. Isso também é válido para baixa performance.
Portas do Monitor - Todos os cartões gráficos mais novos têm dois conectores para ligar até dois monitores, e a maioria tem pelo menos uma porta DVI. Para a máxima qualidade nas duas telas LCD, você deve se certificar que existem duas portas DVI nativas.
Portas de saída – Para quem deseja editar vídeos, usar seu PC como um gravador de vídeo digital, ou apenas conectá-lo à TV para jogar games ou assistir vídeos em alta definição, opte por uma placa com saídas que casem com seus equipamentos. A maioria das placas baratas tem pelo menos uma porta S-Video e uma Composite. E as mais potentes têm vídeo componente, e algumas têm suporte para HDCP para rodar conteúdo em Blu-Ray e HD DVD.
Slots livres - Antes de comprar um grande card de vídeo, certifique-se de que você tem espaço dentro do seu PC para instalá-la. Algumas placas tomam o espaço de dois slots PCI Express.
Média importância
Tipo e velocidade da RAM - Placas de vídeo vêm com diferente tipos de memória - DDR2 e DDR3 são as duas mais comuns hoje. Os cards mais recentes tem até a memória DDR4, mais rápida. Apesar de teoricamente as DDR4 serem mais rápidas que as DDR3, outros fatores também afetam a performance. A mesma lógica se aplica à velocidade da RAM.

Portas de entrada – A não ser que se queira gravar vídeo e áudio da TV ou de uma câmera, provavelmente não precisará de entradas de áudio e vídeo. Algumas placas de vídeo vêm também com sintonizador de TV, legal para quem quer ver televisão em qualquer local. Mas não se esqueça que um sintonizador eleva o preço de uma placa em todas as categorias.

Suporte SLI/Cross Fire – Indispensável apenas para quem for usar duas ou mais placas de vídeo ao mesmo tempo.

PENSE NISSO
No momento da compra, é fácil se sentir atraído por algumas características (e principalmente pelo marketing), além, claro, do preço. Por isso, procure pelas placas intermediárias.
A não ser que necessite de uma placa de ultima geração para games (e tenha um computador também de última geração), mire bem abaixo das placas top de linha. Dessa maneira, será possível economizar pelo menos 300 reais sem sacrificar muito o desempenho geral.
Se a placa for usada para jogos de última geração, escolha um modelo mais potente com suporte a DirectX 10 e com pelo menos 512 MB de SDRAM DDR.

Lembre-se que placas PCI Express não são compatíveis com slots AGP e vice-versa. Antes de escolher, verifique se o PC pode realmente suportar a placa desejada e se existe espaço físico para ela no gabinete – há placas que ocupam o espaço de dois slots.

Faça uma pesquisa de preços na web, cujos preços costumam ser menores do que nas lojas de rua. Fique atento também a quanto tempo a placa foi lançada: os preços variam de acordo com o estoque e tempo do chipset.

Não jogue dinheiro fora com itens que não vai usar. A não ser que esteja planejando capturar e editar vídeo digital, por exemplo, compre uma placa sem entrada de vídeo e áudio. Economizando nesses itens, poderá investir em outros mais importantes, como mais memória RAM.

Fique atento também aos softwares que acompanham a placa. Muitos modelos incluem um amontoado de utilitários, games, softwares de edição.

Se alguns jogos de 50 reais que você pretende comprar de qualquer forma acompanham o pacote, uma placa aparentemente mais cara pode se tornar um bom negócio. Além disso, utilitários para overclocking fornecidos pelo fabricante (se usados da maneira correta) podem melhorar sua performance.

Um último aviso: fique atento ao HDCP. Para quem vai assistir conteúdo em HD DVD ou Blu-Ray, é preciso escolher um modelo de placa que execute HDCP - e não um que apenas o suporte.
Fonte: PC WORLD (EUA)

Nenhum comentário: