28 de maio de 2010

Cai a produtividade do desenvolvedor brasileiro

Estudo do Observatório Softex estima que o valor médio gerado pela produção de cada profissional do setor deva passar de 97,1 mil reais, em 2009, para 94,2 mil reais, em 2010.
19/03/2010
Todo o mercado brasileiro de tecnologia da informação caminha na direção dos serviços. Empresas tradicionais, como a IBM, se reinventam para conseguir faturar mais com desenvolvimento e apoio à implantação de software do que com a venda direta de produtos e licenças. A HP está quase lá e a Microsoft já dá seus passos nessa trajetória, enquanto outros fornecedores consolidam marcas globais, competindo com grupos indianos, casos da Stefanini ou da Ci&T. No processo de recuperação econômica, contudo, não há lugar para otimismo exacerbado. As margens de lucro, a produtividade do segmento e o valor agregado dos projetos podem continuar caindo em 2010, embora as previsões indiquem crescimento do volume total de negócios.
Estudo realizado pelo Observatório Softex, apontou para um salto de 11,8 bilhões de reais, em 2009, para 12,7 bilhões de reais, em 2010, no faturamento do mercado de software e serviços. Mas poderia ser bem melhor, se não viesse acompanhado de expressiva perda de produtividade. O mesmo estudo revela que o valor médio gerado por cada profissional nesse segmento deve cair de 97,1 mil reais, para 94,2 mil reais no mesmo período.
Segundo a gerente do Observatório Softex, Virgínia Duarte, uma das razões para a perda de produtividade está no peso ainda significativo de projetos de baixa sofisticação e menores margens. O que, por sua vez, acontece devido ao atendimento de uma demanda reprimida em pequenas e médias empresas, à falta de pessoal com qualificações de níveis mais altos. O filé mignon do setor está no desenvolvimento de sistemas complexos ou customizados, justamente para os quais é maior a carência de profissionais. Para se ter uma ideia do potencial ainda não conquistado pelos fornecedores, o Observatório calcula que os serviços de software desenvolvidos internamente pelos usuários corporativos somem 30,2 bilhões de reais em 2009 e 31,2 bilhões de reais em 2010. Mais do que o dobro do mercado atendido pelos fornecedores — (respectivamente, 156% e 145% maiores). Os usuários estão disputando com a indústria de software seus melhores talentos.


http://cw300maiores.com.br/blog/2010/03/cai-a-produtividade-do-desenvolvedor-brasileiro/

Nenhum comentário: