9 de maio de 2010

O mercado de trabalho de TI em 2010

Estima-se que os profissionais versáteis estarão definitivamente no mercado em 2010. São profissionais que têm muito conhecimento de tecnologia, conhecem a área de negócios a fundo, elaboram e executam planos de tecnologia alinhados estrategicamente com os negócios, e cultivam relações dentro e fora das empresas. Essa alteração no perfil é causada por mudanças no mundo dos negócios: comportamento do consumidor, aumento na quantidade de fusões e aquisições, terceirizações em alta, proliferação de dispositivos móveis e crescimento do volume de dados armazenados. Áreas como engenharia financeira, matemática, engenharia e tecnologia, e interfaceamento com o usuário vão passar a fazer parte das habilidades normais dos profissionais de TI. O desafio para os cursos na área de TI é imenso, e reconhece-se que não é possivel ter um curso que ofereça o perfil completo exigido pelo mercado.
Cada vez mais, será necessário que o profissional entenda o mercado de trabalho e sua evolução, e busque a complementação de conhecimento e habilidades por conta própria, fora da área de TI e em outros cursos. Habilidades artísticas, criatividade e capacidade de inovação estão entre elas. As dicas de áreas com potencial de sucesso são: liderança e gerência de projetos, reengenharia de processos de negócio, gerência de terceirização, planejamento e gerenciamento de segurança de TI, garantia de qualidade e continuidade do serviço, business intelligence incluindo datawarehousing e datamining associadas com técnicas de Inteligência Artificial.
As atividades relacionadas com programação rotineira, testes, manutenção de aplicações e suporte técnico vão estar em baixa, pois estão sendo terceirizadas ou automatizadas. (Computerworld, 12/09/2006; InformationWeek, 21/09/2006)

Fonte: http://zeluisbraga.wordpress.com

Nenhum comentário: