25 de maio de 2010

TI VERDE.

liberadas as normas para compra de PCs verdes.

O Ministério do Planejamento divulgou as especificações para a compra dos chamados "computadores verdes", determinadas pelo governo federal.

Entre as características necessárias estão melhorias relacionadas à eficiência energética, que deve ser superior a 80% quanto a potência do desempenho, reduzindo o consumo de energia elétrica.

A restrição quanto ao uso de substâncias nocivas na fabricação do produto também está inclusa na lista de exigências. Entre elas estão mercúrio (Hg), chumbo (Pb), cromo hexavalente (Cr(VI)), cádmio (Cd), bifenil polibromados (PBBs) e éteres difenil-polibromados (PBDEs), que não devem atingir concentração maior que a recomendada na diretiva da Comunidade Européia, RoHS (Restriction of Certain Hazardous Substances).

As especificações para estações de trabalho básica, padrão e avançada e de notebooks também estão disponíveis no site do governo federal.

Esses requisitos devem ser levados em conta, principalmente, por órgãos de administração federal, autarquias e fundações.

A partir de julho, o processo incluirá uma política de aquisição, substituição e descarte de equipamentos que fujam às exigências.

Nenhum comentário: