8 de maio de 2010

Spam explora Dia das Mães para instalar programa malicioso no PC

Por Redação do IDG Now!

Empresa de segurança digital identifica duas pragas que se aproveitam da data comemorativa; dica é tomar cuidado com links e anexos suspeitos.

Como todos sabem, no domingo (10/05) será comemorado o Dia das Mães. Por esse motivo, os cuidados com spam e pragas virtuais devem ser redobrados. Muitos crackers aproveitam essas datas comemorativas para enviar falsas promoções ou cartões festivos tentando, assim, convencer o usuário a clicar no link infectado.

A Trend Micro, multinacional especializada em segurança na internet, já detectou duas dessas pragas. Uma delas exibe um serviço de compra e envio de flores, enquanto que a segunda - mais simples, porém muito comum - consiste em um texto curto, com uma URL que direciona a vítima a um site malicioso.

O usuário deve estar atento nos próximos dias para não baixar arquivos anexos suspeitos e sempre olhar o endereço da URL para o qual o link aponta. Caso o endereço seja composto por uma combinação de letras fora do comum, é aconselhável não clicar, pois possivelmente a página estará infectada.

As dicas sobre como evitar que seu computador seja alvo de ataques virtuais são as mesmas que o IDG Now! apresentou na época de festas de fim de ano em 2009, e que incluem cuidados com anexos suspeitos, senhas fáceis de serem descobertas e dados bancários.

Nenhum comentário: