2 de maio de 2010

GTI e o Mercado de Trabalho

GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

O tecnólogo de Gestão da Tecnologia da Informação é o profissional responsável pela implementação e pelo gerenciamento dos sistemas informatizados nas empresas. É de sua alçada avaliar os sistemas de informação, segurança e bancos de dados, implementar sistemas de automação no gerenciamento da informação nas instituições e determinar estratégias de utilização da informática para garantir o melhor desempenho de cada um dos setores da companhia. Também são de responsabilidade desse tecnólogo o diagnóstico de disfunções de sistema, a implementação de rede de intranet, a solução dos problemas de rede e a escolha dos projetos de informática que devem ser adotados na empresa. Para isso, ele deve estar sempre em dia com as novas tecnologias de informação e com os novos softwares do mercado.

O mercado de trabalho

Em razão da necessidade crescente de as empresas de todos os portes, inclusive as micro e pequenas, implementarem programas de informatização para otimizar seus negócios e aumentar sua competitividade, esse tecnólogo tem um mercado promissor e com grande margem de crescimento. O setor bancário também demanda o profissional, principalmente para atuar na implantação, operação e manutenção do software ERP (Enterprise Resource Planning), voltado para a gestão do negócio. Como os concursos públicos exigem o bacharelado, as vagas se concentram mais nas empresas privadas. O que não significa que esse especialista não possa ser prestador de serviços paraestatais, como a Petrobras, que oferece muitas oportunidades. As ofertas de trabalho estão mais concentradas nas grandes cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, mas também há vagas na Região Sul.

O curso

Existem no Brasil cerca de 100 escolas que oferecem cursos ligados à Gestão de Tecnologia da Informação, focados em várias áreas. A maioria habilita o aluno na elaboração, implementação e administração de sistemas de informação dedados. Alguns têm foco maior em segurança, outros, na criação de softwares personalizados, soluções específicas para cada empresa. O manejo de informações no sistema Linux, de licença gratuita, também é matéria de vários programas de gestão. Os cursos com ênfase em gestão de negócios habilitam o aluno na criação de sistemas específicos para a administração.Duração média: dois anos.

Outros nomes: Gestão de Amb. Informatizados; Gestão de Infraestrutura de TI; Gestão de Sist. de Inf.; Gestão em Sist. de Inf.; Gestão em Tecnol. da Inf.; Tecnol. da Inf.;Tecnol. em Inf.

Fonte: GTI - Guia do Estudante.htm

Nenhum comentário: